Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.contributor | Cognição e Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Raissa Viviani [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Das Neves, Anderson Jonas | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:06:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:06:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/220956 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/220956 | - |
Descrição: dc.description | Previous studies showed the effect of strengthening of relations between printed sentences, actions pictures and dictated sentences in oral naming of pictures with point-To-point correspondence. The sentences had three terms. The present study evaluated if strengthening relations between dictated sentences, pictures of actions and printed sentences promove the accuracy in oral naming of action pictures for a child cochlear implant' user and rudimentary reading skills. Different from previous studies, two sets of sentences with five terms each were used; the stimuli were organized on matrix with overlapping of third term (objetc); the first (subject) and second (verb) terms were permuted same position in various sentences. The experimental steps were conducted: pretests of reading and of naming involving sentences; teaching of conditional relations between dictated sentences and action figures (by matching to sample, MTS) and construction of printed sentences by dictated sentences (via constructed-response matching to sample, CRMTS); post-Tests; teaching revision with echoic training, if necessary. In the pretests of set 1, the participant obtained 54.55% correct responses in reading and none in naming; in post-Test, she got 76.36% correct responses in reading sentences and zero percent in naming; only after teaching revision with echoic training, she got 80% correct responses in naming. The results of set 2, there was less exposition to teaching relations and without echoic training. The results replicate findings with 3-Terms and extend for 5-Terms. The effects of echoic and of strengthening relations in equivalence-based network of reading in speech accuracy of sentences in naming were noted in children with cochlear implant and basic skills of reading. The inclusion of articles can made difficult, initially, the control establishment for stimuli sentence. Future research should control the variables effects and verifcate the generality with more participants. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos | - |
Descrição: dc.description | Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento Cognição e Ensino | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | 289-306 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Acta Comportamentalia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cochlear Implant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Figures Naming. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sentences Of Five Terms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stimulus Control | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | Ensino de relações de equivalência com sentenças de cinco termos e produção oral em uma criança com implante coclear1 | - |
Título: dc.title | Teaching of equivalence relations with sentences of five terms and oral production by a child with cochlear implant | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: