
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Minho | - |
| Autor(es): dc.creator | Remoli, Taís Crema [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Flávia Heloísa [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:06:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:06:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.32518 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/220847 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/220847 | - |
| Descrição: dc.description | Creativity and working memory are academic and professional success markers. Paradoxically, correlational studies do not always find associations between these constructs; some studies show positive associations between them and others show negative associations. Probably, the contradictory findings arise from different parameters, because of that it is important to identify them in order to have a more coherent understanding of this relationship. Thus, this systematic literature review aimed to answer the questions: What is the relationship between working memory and creativity? Do update and serial recall mnemonic processes also interfere in the production of convergent or divergent thinking? For this purpose, a survey of specific descriptors generated 384 articles found in Scopus, Web of Science and Pubmed databases, from which fifteen studies were selected. Despite the methodological variability between the selected studies, the results found suggest association between working memory and creativity, which are explained by the attentional, inhibitory, analytical and motivational processes involved. A systematic review of these studies concluded that the characteristics of experimental tasks to study creativity and working memory used can influence the results of this association. It is also possible to infer that working memory overload can impair creative performance. | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho | - |
| Descrição: dc.description | University of Minho | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho | - |
| Formato: dc.format | 53-65 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Psicologia em Estudo | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Creativity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divergent thinking | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Working memory | - |
| Título: dc.title | Interactions between working memory and creativity: A systematic review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: