Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal Technological University of Paraná-UTFPR | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Marcia Camilo | - |
Autor(es): dc.creator | De Souza, Aguinaldo Robinson [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:06:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:06:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/SIIE.2016.7751826 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/220745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/220745 | - |
Descrição: dc.description | Many knowledge covered in the discipline of chemistry, especially the submicroscopic level, require teachers to use didactic resources to assist them during the process of teaching and learning. In view of this concern, the study investigated whether licentiate in chemistry can illustrate in design and understand the concept of randomness present in the Kinetic Theory of Gases, during the application of didactic objects. In order to achieve this goal, we seek to answer the central problem of the study: does the participants take into consideration the experiences in each proposed context in the learning objects to redraft the drawings and scientifically understand the concept of randomness? For analysis of the drawings, a standard was built from the figures of didactic objects. The data revealed that every new experience, some participants sometimes sought in their previous schemes, assimilate the facts observed in the context of application of learning objects, and sometimes built new schemes by modifying the way to illustrate the particles in the drawings. We conclude that learning objects can be used as digital resources in pedagogical practices of teachers, contributing to the teaching and learning of the scientific concept of randomness present in the kinetic theory of gases. | - |
Descrição: dc.description | Federal Technological University of Paraná-UTFPR | - |
Descrição: dc.description | Paulista State University Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Paulista State University Júlio de Mesquita Filho | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | 2016 International Symposium on Computers in Education, SIIE 2016: Learning Analytics Technologies | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | kinetic theory of gases | - |
Palavras-chave: dc.subject | randomness | - |
Palavras-chave: dc.subject | teaching and learning chemistry | - |
Título: dc.title | The submicroscopic level of chemistry: Analyzing learning objects to help the teacher in the process of teaching and learning | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: