Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Sarah Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Arai, Mitsuru [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Nádia Zélia Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Wanderley, Maria Dolores | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:05:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:05:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.11137/2016_2_124_132 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/220630 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/220630 | - |
Descrição: dc.description | A problem exists in the teaching of basic concepts about Paleontology to students of the elementary schools in the Rio de Janeiro state network, because National Curricular Parameters (PCN) do not emphasize or value the role of Paleontology within the Natural Sciences. The purpose of the present work is to investigate the basic paleontological knowledge of these students by distributing a questionnaire comprising the following six questions: (1) Do you understand the meaning of the term Paleontology?; (2) Have you ever seen a fossil and, if so, where (magazine, movie, museum, other)?; (3) What is a fossil and are there any fossils in Brazil?; (4) What is a geologist?; (5) What is a dinosaur? (6) Have humans ever lived with dinosaurs? At present, five schools have been analyzed and 399 students tested. 16.6% answered that they understood what Paleontology is, but between them, 77.2% had only a superficial idea, 22.8% wrong ideas, and 83.4% had no idea whatsoever. 81.4% had already seen and understood what a fossil is, but 116 between them defined it incorrectly, 45.7% did not know how to define a fossil, 18.7% defined it incompletely or inadequately, and 18.6% indicated that they had never seen a fossil object nor had any idea about what a fossil is. 64.6% were aware of the existence of fossils in Brazil, 20.5% were unaware, and 14.9% failed to answer question 3. 38.6% answered that they knew something about the geological profession, only 9.1% could explain satisfactorily the work of a geologist, 73.4% explained it incorrectly or incompletely, 17.5% marked “yes”, but did not explain the performance of a geologist, and 61.4% stated that they did not know. 0.6% students defined reasonably well what a dinosaur is, 55.6% defined it incorrectly, 19% failed to answer question 5, and 24.8% gave an incomplete definition. 31.1% believed that humans lived with dinosaurs, 65.4% answered “no”, and 3.5% provided no answer. This study highlights deficiencies in the teaching of paleontology in the state school network. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Matemática e da Natureza Departamento de Geologia Laboratório de Nanofósseis Calcários, Cidade Universitária, Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 Ilha do Fundão | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESPetro, Avenida 24 A, 1515, Campus de Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESPetro, Avenida 24 A, 1515, Campus de Rio Claro | - |
Formato: dc.format | 124-132 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Anuario do Instituto de Geociencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paleontology | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Título: dc.title | Paleontologia no Ensino Básico das escolas da Rede estadual do Rio de Janeiro: Uma avaliação Crítica | - |
Título: dc.title | Paleontology in elementary education of the state schools of the Rio de Janeiro: A critical evaluation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: