
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Luiz Henrique | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunomura, Myrian | - |
| Autor(es): dc.creator | Carbinato, Michele Viviene | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:05:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:05:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/220481 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/220481 | - |
| Descrição: dc.description | In the field of sports psychology it is nearly unanimous that both positive and negative emotions directly affect sports performance. In the case of artistic gymnastics (AG), it is not uncommon for athletes to face one specific, characteristic emotion: fear. In this study, we will conduct an analysis of fear felt by gymnasts in training in order to detect subjective perceptions about the causes of fear and the strategies utilized to control it. Sixteen gymnasts who compete in the préinfantil (9 – 10 years) category of the Sao Paulo State Championship were interviewed. Content analysis was selected as the methodological technique for data. We detected four units of registry for analyzing the causes of fear: fear of injury, fear of error, fear of apparatus and fear of coach. Regarding strategies for controlling fear, we detected seven units: social support (friends and family), instructional support, attention and concentration, positive thinking and self-confidence, mental practice, and relaxation techniques. In general, coaches can interfere as much in the manifestation of fear as in its control. Among possible pedagogical strategies, we can highlight adjustments to the training environment and instructional procedures that facilitate the teaching-learning process, particularly in regards to the athletes’ feelings of security. | - |
| Descrição: dc.description | State University of São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | University of São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 7-21 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Science of Gymnastics Journal | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emotion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gymnasts | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychological approach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Qualitative research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sport | - |
| Título: dc.title | Artistic gymnastics and fear: Reflections on its causes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: