
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Bahia (UFBA) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Nova Esperança Medical School | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | National Institute of Science and Technology (INCT) for Translational Medicine | - |
| Autor(es): dc.contributor | Orasi Institute | - |
| Autor(es): dc.contributor | Columbia University | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of California | - |
| Autor(es): dc.creator | Henrique-Araújo, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Osório, Flávia L. | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Mônica Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Ivandro Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Williams, Janet B. W. | - |
| Autor(es): dc.creator | Kalali, Amir | - |
| Autor(es): dc.creator | Crippa, José Alexandre | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Irismar Reis De | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:04:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:04:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/220414 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/220414 | - |
| Descrição: dc.description | GRID-HAMD is a semi-structured interview guide developed to overcome flaws in HAM-D, and has been incorporated into an increasing number of studies. Objectives: Carry out the transcultural adaptation of GRIDHAMD into the Brazilian Portuguese language, evaluate the inter-rater reliability of this instrument and the training impact upon this measure, and verify the raters’ opinions of said instrument. Methods: The transcultural adaptation was conducted by appropriate methodology. The measurement of inter-rater reliability was done by way of videos that were evaluated by 85 professionals beforeand after training for the use of this instrument. Results: The intraclass correlation coefficient (ICC) remained between 0.76 and 0.90 for GRID-HAMD-21 and between 0.72 and 0.91 for GRIDHAMD- 17. The training did not have an impact on the ICC, except for a few groups of participants with a lower level of experience. Most of the participants showed high acceptance of GRID-HAMD, when compared to other versions of HAM-D. Conclusion: The scale presented adequate inter-rater reliability even before training began. Training did not have an impact on this measure, except for a few groups with less experience. GRID-HAMD received favorable opinions from most of the participants. | - |
| Descrição: dc.description | Institute of Health Sciences Federal University of Bahia | - |
| Descrição: dc.description | Nova Esperança Medical School | - |
| Descrição: dc.description | Department of Neuroscience and Behavior State University of São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | National Institute of Science and Technology (INCT) for Translational Medicine | - |
| Descrição: dc.description | Orasi Institute | - |
| Descrição: dc.description | MedAvante Inc. Emerita Columbia University | - |
| Descrição: dc.description | Quintiles Inc. University of California | - |
| Descrição: dc.description | Department of Neuroscience and Behavior State University of São Paulo National Institute of Science and Technology (INCT) for Translational Medicine | - |
| Descrição: dc.description | Department of Neurosciences and Mental Health and the Institute of Health Sciences Federal University of Bahia, Sanatório São Paulo | - |
| Formato: dc.format | 10-18 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Innovations in Clinical Neuroscience | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
| Palavras-chave: dc.subject | GRID Hamilton rating scale for depression (GRID-HAMD) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reproducibility of results | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transcultural adaptation | - |
| Título: dc.title | Transcultural adaptation of grid hamilton rating scale for depression (GRID-HAMD) to Brazilian portuguese and evaluation of the impact of training upon inter-rater reliability | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: