Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | De Assis, Grauben José Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Carla Motta | - |
Autor(es): dc.creator | Do Prado, Paulo Sérgio Teixeira [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:04:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:04:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.1-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/220375 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/220375 | - |
Descrição: dc.description | The explanation according to which equivalence classes are formed by contingencies of reinforcement, has the implication that responses and reinforcer stimuli would also be included among its members. Empirical support for this theory comes from experiments using specific reinforcers to each potential class, both in the context of conditional discrimination as in the simple discrimination context, in the latter case in combination with systematic reversals, in which S+ and S-functions of the discriminative stimuli are constantly reversed. In the two cases, appropriated tests showed the inclusion of reinforcer stimuli as members of the equivalence classes. These results encourage hypothesize that reinforcer stimuli also participate in ordinal classes, which are defined by the properties: asymmetry, inflexibility, transitivity, substitutability and connectedness. Preliminary, this study tested an experimental strategy as a first step toward an investigation on the inclusion of reinforcing stimuli as members of sequential classes. Its aim was to investigate the effect of specific conditioned reinforcers in the formation of ordinal classes. In the presence of one conditional stimulus, six university students had to make sequences of abstract pictures in a determined order that were followed by the presentation of one musical passage. In the presence of another conditional stimulus, the same stimuli had to be sequenced in the reverse order, producing another musical excerpt. Tests showed that in addition to the emergence of defining properties of ordinal classes, the musical excerpts exchanged their reinforcing function for the conditional stimulus function. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Laboratório de Psicologia, Rua Augusto Correa, s/n | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Pará | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia da Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia da Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Formato: dc.format | 211-224 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Temas em Psicologia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humans | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ordinal classes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Specific conditional reinforcers | - |
Título: dc.title | Efeito de Reforçadores Condicionados Específicos em Classes Ordinais em Humanos | - |
Título: dc.title | Effect of conditioned reinforcers specific in ordinal classes in humans | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: