Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Itajuba | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rotela Junior, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Pamplona, Edson de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Aneirson Francisco [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Salomon, Fernando Luiz Riera | - |
Autor(es): dc.creator | Valerio, Victor Eduardo de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | de Carvalho, Leonardo Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:04:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:04:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/220343 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/220343 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to analyze the behavior of a portfolio selected through Data Envelopment Analysis (DEA) associated with fuzzy logic and optimized using the Sharpe approach. As a basis for comparison, two other portfolios were used, one obtained through only the Sharpe approach. In this research study, a fuzzy DEA model was used to evaluate efficiency under uncertainty of the Brazilian Stock Exchange-Bovespa, by means of input and output indicators such as return, variance, earnings per share and price-earnings. The study reliably identified which efficient stocks and which were most sensitive to the effect of uncertainty. Through the comparison of portfolios, it was observed that the resulting combination of the fuzzy DEA models in which the stocks were considered efficient in both scenarios presented the best results. | - |
Descrição: dc.description | Institute of Production Engineering and Management Federal University of Itajuba, BPS Avenue, 1303, PO Box: 50 | - |
Descrição: dc.description | Department of Production Sao Paulo State University, BPS Avenue, 1303, PO Box: 50 | - |
Descrição: dc.description | Department of Production Sao Paulo State University, BPS Avenue, 1303, PO Box: 50 | - |
Formato: dc.format | 74-87 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | WSEAS Transactions on Business and Economics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data envelopment analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efficiency | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fuzzy logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sharpe approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stock selection | - |
Título: dc.title | Data envelopment analysis and fuzzy theory: efficiency evaluation under uncertainty in portfolio optimization | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: