
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá (UEM) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Braggio, Ana | - |
| Autor(es): dc.creator | Fiuzza, Alexandre [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:03:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:03:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/219988 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/219988 | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents some reflections arising from a research about the political surveillance held against the student movements in Parana State, during the pre and post civil-military coup of 1964 in Brazil. Based on the documentation of DOPS (Delegacia de Ordem Política e Social) of Parana, in the bibliography and in interviews with the involved, this paper analyzes the surveillance work and repression exercised by the Brazilian political police to the student actions before and after the Coup, focusing on the experiences lived by the students who exiled themselves in the Southern Cone, lingering in the complex consequences of these spatial, cultural and political displacements, especially in Chile, destination chosen by countless Brazilian militants during the term of the government of Salvador Allende. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Maringá-UEM | - |
| Descrição: dc.description | UNIOESTE UNESP Universidad Autonóma de Madrid | - |
| Descrição: dc.description | UNIOESTE UNESP Universidad Autonóma de Madrid | - |
| Formato: dc.format | 68-83 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Espaco Plural | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian civil-military dictatorship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exile | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Political activism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Student movement | - |
| Título: dc.title | O movimento estudantil Paranaense e as experiências do exílio no Cone Sul | - |
| Título: dc.title | The Parana's student movement and the experiences of exile in the Southern Cone | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: