
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | University of Waterloo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Patla, Aftab E. | - |
| Autor(es): dc.creator | Prentice, Stephen D. | - |
| Autor(es): dc.creator | Gobbi, Lilian T. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:02:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:02:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1996-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/S0166-4115(96)80012-4 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/219585 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/219585 | - |
| Descrição: dc.description | The focus of this chapter is on understanding how obstacle avoidance during locomotion is affected by normal aging process and how this adaptability in locomotor system develops as children acquire independent bipedal locomotion. Obstacle avoidance paradigms offer a rich source of material for understanding the unique sensorimotor integration common to many visually guided movements. Based on studies on young healthy adults, we have proposed a jigsaw puzzle metaphor summarizing the key ingredients for successful obstacle avoidance. The nature of visual and kinesthetic input and the contribution of the effector system properties form the pieces of the puzzle. Studies on healthy older adults reveal relatively well preserved obstacle avoidance strategies, although there are some differences when compared to the healthy young adults. Deterioration in sensory input and effector system characteristics shows up as adaptive changes in feedforward control of limb trajectory over obstacles. This suggests that the puzzle, is relatively robust with cracks appearing in some pieces. Preliminary studies on children provide interesting signposts for the development of stable obstacle avoidance strategies. High failure rate and poorer control of limb trajectory over obstacles characterize the gait patterns of young children in a cluttered environment. This suggests that the pieces of the puzzle have to be sculpted and merged into a coherent picture during the development process. © 1996 Elsevier B.V. All rights reserved. | - |
| Descrição: dc.description | University of Waterloo | - |
| Descrição: dc.description | University of Sao Paulo State | - |
| Formato: dc.format | 257-277 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Advances in Psychology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | aging | - |
| Palavras-chave: dc.subject | development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | intersegmental dynamics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | locomotion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Obstacle avoidance | - |
| Título: dc.title | Visual control of obstacle avoidance during locomotion: Strategies in young children, young and older adults | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: