
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Castro, Lucia Rabello | - |
| Autor(es): dc.creator | Kosminsky, Ethel V. [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T22:02:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T22:02:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/0011392109354242 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/219551 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/219551 | - |
| Descrição: dc.description | This article analyses the contribution of the social sciences to the visibility of children's issues in Brazilian society from the 1960s to the present day. The first regime of visibility considered childhood a relevant structural component of social inequalities, a 'social problem', stimulating social scientists to support social policies. Studies of children's labour and, most importantly, of educational issues stimulated a variety of research directions. The second regime of visibility disclosed the actor behind the child, revealing the child as a social actor and a subject of rights. Childhood studies gained impetus on account of new legislation following the internationalization of children's rights. Despite the broader scope of issues that social research on childhood has addressed, more sustained investment is needed so that childhood can attain a more equal position vis-a-vis other more salient research topics, and secure, de facto, the role of active participants in social life for children. © International Sociological Association. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto de Psicologia Universidade Federal do Rio de Janeiro, Av. Pasteur 250, Pavilhão Nilton Campos, Rio de Janeiro, CEP 22290 902 | - |
| Descrição: dc.description | Department of Sociology Queens College Universidade Estadual Paulista and Queens College/CUNY, 65-30 Kissena Blvd, Flushing, NY 11367 | - |
| Descrição: dc.description | Department of Sociology Queens College Universidade Estadual Paulista and Queens College/CUNY, 65-30 Kissena Blvd, Flushing, NY 11367 | - |
| Formato: dc.format | 206-231 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Current Sociology | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children's rights | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social image | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social problem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social sciences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Society | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visibility | - |
| Título: dc.title | Childhood and its regimes of visibility in Brazil: An analysis of the contribution of the social sciences | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: