
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ruiz, Renan Branco [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:58:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:58:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218586 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218586 | - |
| Descrição: dc.description | Between the 1920s and 1980s, jazz began and consolidated its presence in Brazilian musical culture. Despite the intense disputes and contradictions in this trajectory, it is possible to identify a common thread: the presence of a multifaceted nationalism that imposed, to a greater or lesser degree, barriers to the reception of jazz in Brazil. Thus, the purpose of this article is to verify what would be the main permanences and ruptures of this process, which coincides with the period of long modernism (1920 - 1980) described by Napolitano (2014). The purpose is not to cite the totality of jazz experiences in Brazil, which would be impossible. In this article, we aim to make a historical and bibliographical balance about the presence of jazz in Brazilian popular music and reflect on the possible indications of the coadjuvant place of instrumental music in much of the memory and historiography. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Fac Ciencias Humanas & Sociais, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Fac Ciencias Humanas & Sociais, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 51-81 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias Humanas & Sociais | - |
| Relação: dc.relation | Historia E Cultura | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | brazilian jazz | - |
| Palavras-chave: dc.subject | instrumental music | - |
| Palavras-chave: dc.subject | popular music | - |
| Palavras-chave: dc.subject | nacionalism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | modernism | - |
| Título: dc.title | JAZZ IN BRAZIL OR BRAZILIAN JAZZ? A HISTORICAL REVIEW OF JAZZ DURING THE LONG MODERNISM (1920 - 1980) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: