
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Itajuba UNIFEI | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Agudo, Marcela de Moraes | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Lucas Andre [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:58:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:58:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218561 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218561 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this paper is to discuss and analyze the historical-dialectical materialism as a radical foundation considering a critical environmental education in public school. This theme has composed the research objects and knowledge productions of the Grupo de Pesquisa em Educacao Ambiental - GPEA -, which develops its activities together with the Programa de Pos-Graduagao em Educagao para a Ciencia, UNESP-Bauru. Taking into account the fact that the public school is increasingly revealing itself as a social institution disputed by different social sectors and class fractions, its conquest by the working class is a condition for the transformation of the Brazilian public school reality, including for the implementation of critical environmental education. In this sense, academic productions of environmental education which are based on historical-dialectical materialism can reveal the paths and challenges to be faced and overcome in order to materialize in public school. Thus, This paper attempts to analyze and reflect on the need of addressing researches in environmental education under this framework, inasmuch as its essential contributions to knowledge production for a thorough integration of critical environmental education in public schools. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Itajuba UNIFEI, Inst Recursos Nat IRN, Itajuba, MG, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 218-242 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Federal Univ Rio Grande, Inst Education | - |
| Relação: dc.relation | Remea-revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public school | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-dialectical materialism | - |
| Título: dc.title | Research in environmental education in the dispute for public school: historical-dialectical materialism as a theoretical-methodological foundation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: