
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Alagoas UFAU | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ramalhete, Mariana Passos | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Tatiana Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:58:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:58:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40847 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218545 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218545 | - |
| Descrição: dc.description | This work analyzes, in the light of the enunciative-discursive perspective language from authors of Bakhtin Circle, the rap Cancao Infantil, written by the capixaba Cesar MC. It starts from the premise that, in an unequal society, the sign is more than a tangle of words: it is ideological, an arena where class struggle develops. Thus, through a qualitative approach of documental procedure, it dis- cusses how this rap, based on the simultaneous allusion to the symbolic and the real, gives visibility to the consequences of social inequality, by addressing part of the problems inherent to the periphery. The article concludes that rap music, in addition to exposing the wounds and contradictions of Brazilian society, in a cyclical and dual positioning, moves away from a marginalized and/or glamorized perspective of poverty, from less superficial and, therefore, less Manichaeans. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Alagoas UFAU, Maceio, Alagoas, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, UNESP, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 700-710 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Editora Univ Pontificia Univ Catolica Rio Grande Sul-edipucrs | - |
| Relação: dc.relation | Letras De Hoje-estudos E Debates Em Linguistica Literatura E Lingua Portuguesa | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Active responsive attitude | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cancao Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialogism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plurilingualism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rap | - |
| Título: dc.title | Social Inequality Viewed From The Top Of Morro: An Analysis Of Rap Cancao Infantil, By Cesar Mc | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: