
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Jimenez Sanchez, Laura del Pilar [UNESP] | - |
| Autor(es): dc.creator | Feiteiro Cavalari, Rosa Maria [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:57:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:57:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14295/remea.v38i2.12828 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218335 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218335 | - |
| Descrição: dc.description | The present article has the objective of analyzing Brazilian thesis of masters and doctorate in Environmental Education with traditional communities / populations, identifying the denominations used to refer to the social groups that are the focus of production, and the respect for the self-identification. A selection of the masters and doctoral theses found in the Earte Brasil and Capes and BDTD thesis bank was made. The qualitative investigation, type state of the art analyzed twenty-nine documents, but only seven made reference to the self-identification process of the communities. The designation chosen by people external to the community could determine that social groups are seen as passive. These representations are usual in the context of the Social Sciences inherited from Western colonialism that doesn't recognize their role in the processes of global domination. It is necessary to build horizontal dialogues in investigations to give visibility to the reality of communities, as part of the struggle for socioenvironmental justice. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 309-329 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Federal Univ Rio Grande, Inst Education | - |
| Relação: dc.relation | Remea-revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education research | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Traditional communities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | State of art | - |
| Título: dc.title | The issue of (self) identification of traditional communities in theses and dissertations of Environmental Education in Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: