
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rede Municipal & Estadual | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Passo Fundo UPF | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Karine Tiepo da | - |
| Autor(es): dc.creator | Crestani, Lucian Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Guizelin Simoes Girotto, Cyntia Graziella [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:57:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:57:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218308 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218308 | - |
| Descrição: dc.description | This study focuses on the reading of cartoons.From the premise that identifying strategies mobilized in the reading may contribute to the process of teaching and learning and improve reading skills, we analyzed a cartoon to explain procedures mobilized to understanding the text. More specifically, we attempted to understand and explain what we look for and how we look at the text to (re)construct meanings. The corpus includes a cartoon by the cartoonist Iotti, published in Jornal Zero Hora, in 2018, and the analysis is based on studies about reading strategies, Bakhtinian precepts, and discursive semiotics. The study shows that understanding cartoons requires relevant knowledge to the social function of the genre, the immediate interdiscourse implicated in the reading, and the figurative network and theme manifested in the text, considering that the connections required to understanding are established thereof. It also indicates potential paths to reach deeper reading levels,which may help teachers and students in this process. | - |
| Descrição: dc.description | Rede Municipal & Estadual, Sao Joao Da Urtiga, RS, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Passo Fundo UPF, Curso Letras, Passo Fundo, RS, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Passo Fundo UPF, Programa Posgrad Letras, Passo Fundo, RS, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Leitura & Escrita, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Leitura & Escrita, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 46-60 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundacao Univ Tocantins | - |
| Relação: dc.relation | Humanidades & Inovacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartoon Genre | - |
| Título: dc.title | TEACHING READING: STRATEGIES MOBILIZED IN THE UNDERSTANDING OF CARTOONS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: