Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | André, Carminda Mendes [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Reichert, Maiquel Cristian [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:56:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:56:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218256 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218256 | - |
Descrição: dc.description | Por que algumas aulas se tornam um acontecimento e outras não? O que acontece que algumas aulas se abrem como um campo de possibilidades? O que é um acontecimento em arte educação? Essas perguntas nos mobilizaram a pensar numa Aula acontecimento e num professor como inventor de pedagogias e, para encontrarmos nossas respostas, seguimos o caminho do conceito na filosofia dos estoicos a Deleuze. Nossa base é conceitual e não propõe metodologias para criação de uma aula acontecimento, mas uma reflexão sobre essa ideia em contextos pedagógicos para olharmos a educação pelo modos de ser das artes. Buscamos as relações entre arte contemporânea e a ideia de presença, como o terreno onde coisas acontecem. Nossa pesquisa busca fazer falar a realidade e, para isso, contamos com a colaboração de diversas pessoas de diferentes locais para nos responder à pergunta: Qual aula marcou sua vida? A partir das respostas criamos nossos Cantos de acontecimento como relatos de sujeitos transformados pela educação, para nós o acontecimento abre um campo de possibilidade que mobiliza os sujeitos. | - |
Descrição: dc.description | ¿Por qué algunas clases se convierten en acontecimiento y otras no? ¿Qué pasa que algunas clases se abren como un campo de posibilidades? ¿Qué es un acontecimiento en Educación Artística? Estas preguntas nos movilizaron a pensar en una clase acontecimiento y en un maestro como inventor de pedagogías y, para encontrar nuestras respuestas, seguimos el camino del concepto en la filosofía de los estoicos a Deleuze. Nuestra base es conceptual y no propone metodologías para la creación de una clase acontecimiento, sino una reflexión sobre esta idea en contextos pedagógicos para mirar la educación a través de los modos de ser de las artes. Buscamos las relaciones entre el arte contemporáneo y la idea de presencia, como el terreno donde suceden las cosas. Nuestra investigación busca hacer hablar a la realidad y, para ello, contamos con la colaboración de varias personas de diferentes lugares para responder a la pregunta: ¿Qué clase marcó tu vida? A partir de las respuestas creamos nuestros Cantos de evento como relatos de sujetos transformados por la educación, para nosotros el evento abre un campo de posibilidad que moviliza a los sujetos. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso restrito | - |
Direitos: dc.rights | LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acontecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte contemporânea | - |
Título: dc.title | Aula acontecimento: possibilidades da educação pelo modo de ser das artes | - |
Título: dc.title | Clase acontecimiento: posibilidades de la educación a través del modo de ser de las artes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: