Aula acontecimento: possibilidades da educação pelo modo de ser das artes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndré, Carminda Mendes [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorReichert, Maiquel Cristian [UNESP]-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:56:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:56:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/218256-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218256-
Descrição: dc.descriptionPor que algumas aulas se tornam um acontecimento e outras não? O que acontece que algumas aulas se abrem como um campo de possibilidades? O que é um acontecimento em arte educação? Essas perguntas nos mobilizaram a pensar numa Aula acontecimento e num professor como inventor de pedagogias e, para encontrarmos nossas respostas, seguimos o caminho do conceito na filosofia dos estoicos a Deleuze. Nossa base é conceitual e não propõe metodologias para criação de uma aula acontecimento, mas uma reflexão sobre essa ideia em contextos pedagógicos para olharmos a educação pelo modos de ser das artes. Buscamos as relações entre arte contemporânea e a ideia de presença, como o terreno onde coisas acontecem. Nossa pesquisa busca fazer falar a realidade e, para isso, contamos com a colaboração de diversas pessoas de diferentes locais para nos responder à pergunta: Qual aula marcou sua vida? A partir das respostas criamos nossos Cantos de acontecimento como relatos de sujeitos transformados pela educação, para nós o acontecimento abre um campo de possibilidade que mobiliza os sujeitos.-
Descrição: dc.description¿Por qué algunas clases se convierten en acontecimiento y otras no? ¿Qué pasa que algunas clases se abren como un campo de posibilidades? ¿Qué es un acontecimiento en Educación Artística? Estas preguntas nos movilizaron a pensar en una clase acontecimiento y en un maestro como inventor de pedagogías y, para encontrar nuestras respuestas, seguimos el camino del concepto en la filosofía de los estoicos a Deleuze. Nuestra base es conceptual y no propone metodologías para la creación de una clase acontecimiento, sino una reflexión sobre esta idea en contextos pedagógicos para mirar la educación a través de los modos de ser de las artes. Buscamos las relaciones entre el arte contemporáneo y la idea de presencia, como el terreno donde suceden las cosas. Nuestra investigación busca hacer hablar a la realidad y, para ello, contamos con la colaboración de varias personas de diferentes lugares para responder a la pregunta: ¿Qué clase marcó tu vida? A partir de las respuestas creamos nuestros Cantos de evento como relatos de sujetos transformados por la educación, para nosotros el evento abre un campo de posibilidad que moviliza a los sujetos.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Direitos: dc.rightsLOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit-
Palavras-chave: dc.subjectAcontecimento-
Palavras-chave: dc.subjectArte educação-
Palavras-chave: dc.subjectArte contemporânea-
Título: dc.titleAula acontecimento: possibilidades da educação pelo modo de ser das artes-
Título: dc.titleClase acontecimiento: posibilidades de la educación a través del modo de ser de las artes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.