Relações intergeracionais no mercado brasileiro de formação docente: antigos e novos desafios a considerar 1 2

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSarti, Flavia Medeiros [UNESP]-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:57:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:57:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0082-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/218221-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218221-
Descrição: dc.descriptionEste artigo, baseado em revisão de literatura, focaliza o caso brasileiro da formação docente, destacando limites que se impõem para o reconhecimento de sua dimensão iniciática e do potencial formativo das relações intergeracionais estabelecidas no magistério. A formação de professores é assumida como um espaço concorrencial marcado por lutas simbólicas que, conforme perspectiva bourdieusiana, permitem a transfiguração de certas relações de dominação presentes no campo educacional. Considera-se que as relações intergeracionais docentes alcançam reduzido valor em tal mercado simbólico, sobretudo em função do processo histórico de desvalorização das práticas docentes e do lugar de pouco poder que os professores brasileiros ocupam nesse espaço concorrencial. Essa fragilização simbólica dos professores se intensificou nas últimas décadas, com a emergência de uma perspectiva gerencialista de formação docente, que tem provocado uma degeneração dos processos de profissionalização do magistério. Tal contexto impõe novos desafios nos planos epistemológico, político e cultural para a produção de um modelo profissional de formação docente no qual os professores da escola ocupem lugar mais ativo na formação das novas gerações docentes. O enfrentamento desses desafios demanda, entre outras ações, o resgate do movimento de profissionalização dos professores, para o qual a universidade pode desempenhar relevante papel.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação-
Relação: dc.relationPro-Posições-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectrelações intergeracionais-
Palavras-chave: dc.subjectpráticas docentes-
Palavras-chave: dc.subjectmercado simbólico-
Palavras-chave: dc.subjectprofissionalização docente-
Título: dc.titleRelações intergeracionais no mercado brasileiro de formação docente: antigos e novos desafios a considerar 1 2-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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