O Projeto EMAI na Percepção de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: problematizando a questão da autonomia docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade de São Paulo (USP)-
Autor(es): dc.creatorSeverino, Augusta Teresa Barbosa [UNESP]-
Autor(es): dc.creatorMeneghetti, Renata Cristina Geromel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:57:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:57:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320210026-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/218109-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218109-
Descrição: dc.descriptionThis article aims to show the perceptions of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school about the use of the Mathematics Education in the Early Years- EMAI - project material, regarding teacher autonomy in the planning, execution and evaluation of the mathematics teaching plan and its execution in class. This is a qualitative investigation, carried out through field research and semi-structured interviews. As a result, it was possible to show that the teachers have a limited perception of autonomy and its interference in the construction of the teaching identity conditioned to the execution of the work, obeying a rationalization in the fulfillment of the rules and techniques, without due reflection. Teachers said they like the material but experience difficulties and insecurity working with mathematics, and attribute that to the gaps arising from the lack of theoretical, methodological and practical support. Such notes indicate the need to rethink teacher training for teachers with this type of performance.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tem como objetivo evidenciar as percepções dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a utilização do material do projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI - quanto à autonomia docente no planejamento, execução e avaliação do plano de ensino de matemática e sua execução em aula. Trata-se de uma investigação qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas. Como resultado foi possível evidenciar que os docentes têm uma percepção limitada de autonomia e da interferência dela na construção da identidade docente condicionada à execução do trabalho, obedecendo a uma racionalização no cumprimento das regras e técnicas, sem a devida reflexão. Eles afirmaram gostar do material, mas ter dificuldades e insegurança em trabalhar com a matemática e atribuem isso às lacunas advindas da falta de suporte teórico, metodológico e prático. Tais apontamentos indicam a necessidade de repensar a formação docente de professores com esse tipo de atuação.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade de São Paulo, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching identity-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher autonomy-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectEMAI Project-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia docente-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade docente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto EMAI-
Título: dc.titleO Projeto EMAI na Percepção de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: problematizando a questão da autonomia docente-
Título: dc.titleThe EMAI Project in the Perception of Teachers who Teach Mathematics in the Early Years of Elementary School: problematizing the question of teacher autonomy-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.