PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO QUALITATIVO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário de Patos de Minas-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorGomes, Gilberto De Miranda Ribeiro E Buso-
Autor(es): dc.creatorBittar, Cléria Maria Lobo [UNESP]-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:57:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:57:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021223900-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/218098-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218098-
Descrição: dc.descriptionEn el estudio se tuvo como objetivo conocer las percepciones de alumnos y profesores de la Enseñanza Primaria y Secundaria sobre la violencia escolar. Se trata de un estudio de naturaleza cualitativa que se utilizó el grupo focal como forma de recopilación de datos. A violencia física y verbal fueron respuestas más comunes sobre formas identificadas de violencia escolar. Fatores psicológicos y socioeconómicos perjuicio en las relaciones familiares, problemas de orden personal y educacional, fueron apuntados como factores predisponentes al suceso de las diversas formas de la violencia escolar, Acciones de cuño educativo, , participación del poder público de forma punitiva (policía) y presencia de los profesionales de psicología, psiquiatría y de la asistencia social fueron apuntados como medidas de constreñir la violencia escolar, además de más participación de la familia en la escuela. Se percebe que la violencia escolar puede ser enfrentada por intermedio de la valoración de los derechos humanos y de la acción conjunta de la escuela, familia y comunidad.-
Descrição: dc.descriptionO estudo teve como objetivo conhecer as percepções de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio sobre a violência escolar. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que utilizou o grupo focal como forma de coleta de dados. A violência física e verbal foram as respostas mais comuns sobre formas identificadas de violência escolar. Fatores psicológicos e socioeconômicos, prejuízo nas relações familiares, problemas de ordem pessoal e educacional, foram apontados como fatores predisponentes para a ocorrência das diversas formas da violência escolar. Ações de cunho educativo, participação do poder público de forma punitiva (polícia) e presença dos profissionais de psicologia, psiquiatria e da assistência social foram apontados como medidas para coibir a violência escolar, além do maior envolvimento da família na escola. Entende-se que a violência escolar pode ser enfrentada por meio da valorização dos direitos humanos e da ação conjunta da escola, família e comunidade.-
Descrição: dc.descriptionCentro Universitário de Patos de Minas-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)-
Relação: dc.relationPsicologia Escolar e Educacional-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectviolência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectpercepções-
Palavras-chave: dc.subjectpesquisa qualitativa-
Título: dc.titlePERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO QUALITATIVO-
Título: dc.titlePercepciones de profesores y alumnos sobre la violencia escolar: un estudio cualitativo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.