Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Université de Montréal | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Samuel De [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Ayoub, Eliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:57:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:57:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0031 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218092 | - |
Descrição: dc.description | This dossier addresses the issue of relations between the university and the school in the context of teacher education. Based on discussions about supervised internships, professional insertion at school, practice as a place of training and knowledge production, intergenerational partnerships and the relationship between initial training curriculum and school curriculum, the relations that have been established between the university and the school were problematized, with a view to the professionalization of teaching. For such purpose, we invited researchers from different countries, such as Brazil, Chile, Portugal and Belgium, whose articles present researches and experiences regarding partnerships articulating the university and the school, bringing contributions that dialogue with the themes announced above, in line with the specifics of each context. In conclusion, the six articles that make up the dossier provide possibilities for coping and successful experiences, besides a mapping of the relationship between university and school. | - |
Descrição: dc.description | Este dossiê aborda a temática das relações entre a universidade e a escola no âmbito da formação de professores. A partir de discussões acerca dos estágios supervisionados, da inserção profissional na escola, da prática como lugar de formação e produção de saberes, das parcerias intergeracionais, bem como das relações entre currículo de formação inicial e currículo escolar, foram problematizadas as relações que vêm sendo estabelecidas entre a universidade e a escola, tendo em vista uma perspectiva de profissionalização do ensino. Para tal, reunimos pesquisadores(as) de diferentes países, como Brasil, Chile, Portugal e Bélgica, cujos artigos apresentam pesquisas e experiências a respeito de parcerias articulando a universidade e a escola, trazendo contribuições que dialogam com as temáticas antes anunciadas, em consonância com as especificidades de cada contexto. Concluindo, os seis artigos que compõem o dossiê aportam, além de um mapeamento da relação entre universidade e escola, possibilidades de enfrentamento e experiências exitosas. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Université de Montréal | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Campinas | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 439325/2018-8 | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNICAMP - Faculdade de Educação | - |
Relação: dc.relation | Pro-Posições | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | professionalization of teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | university-school partnership | - |
Palavras-chave: dc.subject | supervised internship | - |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | profissionalização do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | parceria universidade-escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | estágio supervisionado | - |
Título: dc.title | Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola 1 2 3 4 | - |
Título: dc.title | Teacher education in contemporary times: challenges and possibilities of the partnership between university and school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: