Formação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola 1 2 3 4

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversité de Montréal-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)-
Autor(es): dc.creatorSouza, Samuel De [UNESP]-
Autor(es): dc.creatorBorges, Cecilia-
Autor(es): dc.creatorAyoub, Eliana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:57:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:57:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2021-0031-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/218092-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218092-
Descrição: dc.descriptionThis dossier addresses the issue of relations between the university and the school in the context of teacher education. Based on discussions about supervised internships, professional insertion at school, practice as a place of training and knowledge production, intergenerational partnerships and the relationship between initial training curriculum and school curriculum, the relations that have been established between the university and the school were problematized, with a view to the professionalization of teaching. For such purpose, we invited researchers from different countries, such as Brazil, Chile, Portugal and Belgium, whose articles present researches and experiences regarding partnerships articulating the university and the school, bringing contributions that dialogue with the themes announced above, in line with the specifics of each context. In conclusion, the six articles that make up the dossier provide possibilities for coping and successful experiences, besides a mapping of the relationship between university and school.-
Descrição: dc.descriptionEste dossiê aborda a temática das relações entre a universidade e a escola no âmbito da formação de professores. A partir de discussões acerca dos estágios supervisionados, da inserção profissional na escola, da prática como lugar de formação e produção de saberes, das parcerias intergeracionais, bem como das relações entre currículo de formação inicial e currículo escolar, foram problematizadas as relações que vêm sendo estabelecidas entre a universidade e a escola, tendo em vista uma perspectiva de profissionalização do ensino. Para tal, reunimos pesquisadores(as) de diferentes países, como Brasil, Chile, Portugal e Bélgica, cujos artigos apresentam pesquisas e experiências a respeito de parcerias articulando a universidade e a escola, trazendo contribuições que dialogam com as temáticas antes anunciadas, em consonância com as especificidades de cada contexto. Concluindo, os seis artigos que compõem o dossiê aportam, além de um mapeamento da relação entre universidade e escola, possibilidades de enfrentamento e experiências exitosas.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-
Descrição: dc.descriptionUniversité de Montréal-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual de Campinas-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 439325/2018-8-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNICAMP - Faculdade de Educação-
Relação: dc.relationPro-Posições-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectteacher education-
Palavras-chave: dc.subjectprofessionalization of teaching-
Palavras-chave: dc.subjectuniversity-school partnership-
Palavras-chave: dc.subjectsupervised internship-
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectprofissionalização do ensino-
Palavras-chave: dc.subjectparceria universidade-escola-
Palavras-chave: dc.subjectestágio supervisionado-
Título: dc.titleFormação de professores na contemporaneidade: desafios e possibilidades da parceria entre universidade e escola 1 2 3 4-
Título: dc.titleTeacher education in contemporary times: challenges and possibilities of the partnership between university and school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.