Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Teofilo Miguel de [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Boulomytis, Vassiliki Terezinha Galvao | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Daibert, João Dalton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:56:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:56:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218063 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218063 | - |
Descrição: dc.description | O trânsito de veículos nas vias terrestres das regiões urbanas se tornou caótico. Além do transtorno provocado pelo excesso de veículos, prejudicando a circulação, outros eventos como prejuízos ao meio ambiente, também colaboram com a situação de caos, como a poluição do ar, poluição sonora, degradação das vias, entre outros. A proposta do presente trabalho sugere uma metodologia para avaliar a viabilidade da implantação de uma alternativa para minimizar os problemas citados, com a adoção de monotrilhos para o fluxo de pessoas, principalmente, em regiões metropolitanas. No estudo são apontados e hierarquizados os critérios para avaliar a pertinência desse modo de transporte através da metodologia da tomada de decisão, segundo métodos de análise multicritério para auxílio à tomata de decisão (MCDA), que permitem valorar conceitos subjetivos como conforto, segurança, confiança, que são grandezas de difícil mensuração, possibilitando assim qualificar e quantificar através da consulta a especialistas da área e identificar como cada critério influencia na avaliação de viabilidade proposta. Por meio do uso da abordagem MCDA com o método do Processo Hierárquico Analítico (AHP), obteve-se o índice de consistência (CI) correspondente a 0,025323514 e a razão da consistência (RC) que totaliza 0,01918448, o que torna o resultado do estudo coerente com o que preconiza o método AHP. Dessa forma, foi possível propor uma metodologia com resultado confiável para subsidiar os gestores na avaliação de viabilidade para implantação de monotrilhos nas áreas metropolitanas do seu interesse de estudo. | - |
Descrição: dc.description | The vehicle traffic on the roads of urban regions has become chaotic. In addition to the disruption caused by the excess of vehicles, impairing the circulation, other events such as damage to the environment, also collaborate with the chaotic situation, such as air pollution, noise pollution, degradation of roads, among others. The proposal of this paper suggests a methodology to assess the feasibility of implementing an alternative to minimize the problems described before, by adopting monorails as a means of transportation for people, particularly in metropolitan areas. In the study, the criteria for evaluating the relevance of this mode of transportation are pointed out and ranked through the decision making methodology, according to methods of multi-criteria analysis to aid decision making (MCDA), which allow the evaluation of subjective concepts such as comfort, safety, reliability, which are quantities that are difficult to measure, thus making it possible to qualify and quantify through consultation with experts in the area and identify how each criterion influences the proposed feasibility assessment. Through the use of the MCDA approach with the Analytic Hierarchy Process (AHP) method, we achieved the consistency index (CI) corresponding to 0.025323514 and the consistency ratio (RC) totaling 0.01918448, which makes the result of the study consistent with what the AHP method recommends. Thus, it was possible to propose a methodology with reliable results to support managers in assessing the feasibility of implementing monorails in metropolitan areas of study interest. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Direitos: dc.rights | LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monotrilho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte de passageiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise multicritério | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método AHP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte - trânsito de passageiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório por critério múltiplo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transportes coletivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Passenger transport | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monorail | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multicriteria analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decision making | - |
Palavras-chave: dc.subject | AHP method | - |
Título: dc.title | Uso de análise multicritério para o estudo da implantação de monotrilho entre regiões metropolitanas | - |
Título: dc.title | Use of multi-criteria analysis for the study of monorail implementation between Metropolitan Regions | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: