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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Mello, Suely Amaral [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Cristiane Baldinotti de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:56:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:56:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/218052 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/218052 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem por objetivo compreender a Teoria Histórico-Cultural e suas contribuições para a educação das crianças de 0 a 6 anos. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico dessa teoria para encontrar conceitos que orientem uma prática educativa intencional e humanizadora, favorecendo o melhor desenvolvimento humano das crianças. Buscamos perceber conceitos como criança, infância, humanização, educação, desenvolvimento, nível de desenvolvimento real e zona de desenvolvimento iminente, vivência, periodização, funções psíquicas superiores e situação social de desenvolvimento, que entendemos possibilitar a compreensão do desenvolvimento humano na infância. A partir da compreensão desses conceitos, refletimos a respeito da função social da escola, da importância da cultura para o desenvolvimento das capacidades especificamente humanas, bem como sobre o papel do educador e da criança de 0 a 6 anos nesse processo. Tal reflexão envolvendo conceitos à luz da Teoria Histórico-Cultural nos leva a compreender o importante lugar que a escola ocupa na humanização de bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Quando compreende a criança como ser capaz e ativo no processo de aprendizagem, reconhecendo a importância da cultura no desenvolvimento das capacidades essencialmente humanas, o educador tem elementos para agir de forma consciente e intencional. Apresentamos em seguida uma análise sobre os direitos fundamentais da infância na Constituição Federal (BRASIL, 1988), no Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990) e no documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças (CAMPOS; ROSEMBERG, 2009) à luz da Teoria Histórico-Cultural. Defendemos que ao conhecer as especificidades do desenvolvimento infantil, compreender melhor os direitos fundamentais das crianças e sua melhor forma de se relacionar com o mundo em cada etapa de seu desenvolvimento, a função do educador não se limita a dar aulas ou seguir modelos prontos. Reconhecer o lugar da criança em suas relações com as pessoas e com o mundo possibilita ao educador oportunizar vivências que contribuam para o desenvolvimento das máximas capacidades humanas. Nesse sentido, a educação da criança de 0 a 6 anos que busca contribuir para seu processo de humanização supera a desnecessária antecipação da escolarização ao favorecer o desenvolvimento de sua inteligência e personalidade pela apropriação da cultura em suas formas mais elaboradas. | - |
Descrição: dc.description | The present study aims to understand the Historical-Cultural Theory and its contributions to the education of children from 0 to 6 years old. For this, we carried out a bibliographic study of this theory to find concepts that guide an intentional and humanizing educational practice, favoring the best human development of children. We seek to understand concepts such as child, childhood, humanization, education, development, level of real development and zone of imminent development, experience, periodization, higher psychic functions and social development situation, which we understand to enable the understanding of human development in childhood. From the understanding of these concepts, we reflect on the social function of the school, the importance of culture for the development of specifically human capacities, as well as the role of the educator and the child from 0 to 6 years old in this process. Such reflection involving concepts in the light of the Historical-Cultural Theory leads us to understand the important place that the school occupies in the humanization of babies, very small children and small children. When understanding the child as a capable and active being in the learning process, recognizing the importance of culture in the development of essentially human capacities, the educator has elements to act in a conscious and intentional way. We then present an analysis of the fundamental rights of children in the Federal Constitution (BRASIL, 1988), in the Statute of Children and Adolescents (BRASIL, 1990) and in the document Criteria for care in day care centers that respects the fundamental rights of children (CAMPOS; ROSEMBERG, 2009) in the light of the Historical-Cultural Theory. We argue that when knowing the specificities of child development, better understanding the fundamental rights of children and their best way of relating to the world at each stage of their development, the role of the educator is not limited to teaching classes or following ready-made models. Recognizing the child's place in their relationships with people and with the world enables the educator to provide opportunities for experiences that contribute to the development of maximum human capabilities. In this sense, the education of children from 0 to 6 years old that seeks to contribute to their humanization process overcomes the unnecessary anticipation of schooling by favoring the development of their intelligence and personality through the appropriation of culture in its most elaborated forms. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Direitos: dc.rights | LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel da educação escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical implications of historical-cultural theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Role of school education | - |
Título: dc.title | Implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural para a educação em creches e pré-escolas | - |
Título: dc.title | Pedagogical implications of the historical-cultural theory for education in day care centers and preschools | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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