Práticas educativas docentes e o aluno superdotado: possíveis contribuições da formação continuada em altas habilidades/superdotação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRondini, Carina Alexandra [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorAndrioni, Francinne Gonzalez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:56:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:56:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217960-
Descrição: dc.descriptionO professor, como um dos principais representantes do contexto escolar, é apontado frequentemente na literatura pelo seu convívio diário com os alunos, aquele que possibilitaria a identificação de comportamentos atípicos e intervenções adequadas ao ambiente educacional. Contudo, para a inclusão do aluno superdotado, no ensino regular, como garantido pela legislação, sinaliza-se a formação continuada em altas habilidades/superdotação como necessária para a atuação docente, vistas as fragilidades na difusão de conhecimento desse campo, nas formações iniciais. Pensando nisso, o objetivo desta pesquisa foi analisar os possíveis impactos da formação continuada em altas habilidades/superdotação, na prática educativa de professores do ensino regular. Para tal finalidade, esta Dissertação foi organizada em três estudos, distintos, porém, complementares. Os dois primeiros se referem à fundamentação teórica, enquanto o terceiro apresentou a pesquisa empírica. O primeiro estudo teve como propósito expor o fenômeno das altas habilidades/superdotação, com foco na inclusão escolar do aluno superdotado, delimitada à Educação Básica. Foi evidenciada a relevância da formação docente continuada para a identificação e atendimento do superdotado, assim como se pôde ponderar sobre a relação entre o professor da sala de aula regular e o aluno superdotado. O segundo estudo explorou a importância de práticas educativas habilidosas na relação professor-aluno, tendo como referencial o campo teórico-prático das habilidades sociais, no contexto escolar. As habilidades sociais educativas têm como fim promover os processos de ensino e aprendizagem e colaborar na interação entre professores e alunos, podendo auxiliar, por exemplo, no manejo de problemas de comportamento e mediar a interação social. Assim, apresentaram-se as possíveis contribuições das habilidades sociais educativas, assim como uma amostra de estudos nacionais empíricos, com fins de exemplificação, orientação e reflexão. Efetuada a contextualização dos construtos, a partir da literatura, o terceiro estudo consistiu em uma pesquisa de campo em conformidade com a temática posta no objetivo geral desta Dissertação, com base em um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa-quantitativa. Participaram da pesquisa quatro professoras atuantes no ensino regular e com formação continuada em educação especial/altas habilidades/superdotação, ofertada pelo Programa REDEFOR. Para a coleta e análise dos dados, utilizou-se um roteiro semiestruturado de entrevista para levantamento dos dados, com questões voltadas à formação docente, atuação profissional, altas habilidades/superdotação e habilidades sociais educativas, enquanto os dados encontrados foram analisados conforme o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados indicaram uma contribuição parcial da formação continuada em altas habilidades/superdotação, na habilidade em refletir e sensibilizar-se com o campo das altas habilidades/superdotação, todavia, as professoras especialistas alegaram que por conta da demanda excessiva de alunos em sala de aula, falta de recursos e profissionais especializados nas escolas, elas não puderam aplicar os conhecimentos estudados em seu ambiente de trabalho. Complementar a isso, destaca-se a ínfima presença dos alunos superdotados identificados nas escolas e a inexistência de salas de atendimento especializado ao superdotado. No que corresponde às práticas educativas, considera-se que as habilidades sociais educativas poderiam colaborar, em grande proporção, com a atuação docente, tendo em vista as demandas envolvendo os alunos superdotados descritas pelas professoras, como indisciplina, aspectos sociais, bullying realizado pelos colegas, entre outras.-
Descrição: dc.descriptionThe teacher, as one of the main representatives of the school context, is frequently mentioned in the literature for its daily interaction with students, which would make it possible to identify atypical behaviors and appropriate interventions for the educational environment. However, for the inclusion of gifted students, as guaranteed by legislation in regular education, continuing education in High Abilities/Giftedness is indicated as necessary for teaching activities, given the weaknesses in the dissemination of knowledge in this field in training initials. With that in mind, the objective of this research was to analyze the possible impacts of continuing education in High Abilities/Giftedness skills in the educational practice of regular school teachers. For this purpose, this dissertation was organized into three studies, distinct, but complementary. The first two studies refer to the theoretical foundation, while the third study presented the empirical research of this dissertation. The first study aimed to expose the phenomenon of High Abilities/Giftedness with a focus on the school inclusion of gifted students, limited to Basic Education. It was evidenced on the relevance of continuing teacher education for the identification and care of the gifted, as well as pondering on the relationship between the teacher in the regular classroom and the gifted student. The second study explored the importance of skillful educational practices in the teacher-student relationship, having as a reference the theoretical-practical field of social skills, in the school context. Educational social skills are intended to promote teaching and learning processes and collaborate in the interaction between teachers and students, and can help, for example, in the management of behavior problems and mediate social interaction. To this end, the possible contributions of educational social skills were presented, as well as a sample of empirical national studies, with the purpose of exemplification, guidance and reflection. After contextualizing the constructs from the literature, the third study consisted of field research in accordance with the theme set out in the general objective of this dissertation, based on an exploratory descriptive study with a qualitative-quantitative approach. Four teachers working in regular education and with continuing education in special education/High Abilities/Giftedness, offered by Program REDEFOR, participated in the research. For data collection and analysis, a semi-structured interview script was used to collect data with questions focused on teacher training, professional performance, High Abilities/Giftedness and educational social skills, while the data found were analyzed according to the Subject Discourse Collective method. The results indicated the partial contribution of continuing education in giftedness/high ability in the ability to reflect and to sensitize of the field of High Abilities/Giftedness, however, the specialist teachers claimed that due to the excessive demand of students in the classroom, lack of resources and specialized professionals in schools, they could not apply the knowledge studied in their work environment. In addition to this, there is a small presence of gifted and talented/high-ability students identified in schools and the lack of specialized service rooms for gifted people. Regarding educational practices, it is considered that the educational social skills could collaborate, in large proportion, with the teaching performance, in view of the demands involving gifted students described by the teachers, such as indiscipline, social aspects, bullying carried out by colleagues, among others.-
Descrição: dc.descriptionOutra-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Direitos: dc.rightsLOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit-
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidades/superdotação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas-
Palavras-chave: dc.subjectHigh abilities/giftedness-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectSocial skills-
Palavras-chave: dc.subjectEducational practices-
Título: dc.titlePráticas educativas docentes e o aluno superdotado: possíveis contribuições da formação continuada em altas habilidades/superdotação-
Título: dc.titleTeacher’s educational practices and the gifted student: possible contributions of continuing education in high abilities/giftedness-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.