Sengo nihon: arte, sociedade e política no Japão pós-guerra

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Autor(es): dc.contributorOliveira, Pelópidas Cypriano de [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorNoda, Ingrid Tiemi [UNESP]-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:55:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:55:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217854-
Descrição: dc.descriptionShifts in politics and society have always been closely related to artistic production and its purpose throughout history. The aim of this thesis is to explore and analyze the relationship between political and societal transitions from the early postwar years in Japan (1945-55) and the trends in visual and literary arts of the same period. Starting off as a notably nationalist Empire in early years, the Japanese experienced political supremacy during their colonialist era, defeat in the Pacific War, a forced regime change and, finally, a wondrous economic growth – known as “Japanese Miracle” – throughout Shōwa (1926-89). The effects of such constant and fast-paced changes are reflected on paintings and writings from this transitional period; not only on what the works depicted, but also on the method used in their production. This dissertation poses an in-depth look at the impact of warfare and foreign occupation in Japanese culture and society and the impact of arts in politics, as well as a reflection upon the nation’s psyche and its influence on the arts and art criticism developed at the time, concomitantly trying to connect current events in Japan and the world to the developments from the postwar period.-
Descrição: dc.descriptionMudanças na política e na sociedade sempre estiveram relacionadas com a produção artística e seu propósito no decorrer da história. O objetivo desta tese é explorar e analisar a relação entre transições políticas e sociais do início do período pós-guerra (1945-55) e as tendências nas artes visuais e literárias do mesmo período. Partindo de um Império notavelmente nacionalista nos primeiros anos, o Japão experimentou uma supremacia política durante sua era colonialista, derrota na Guerra do Pacífico, uma forçada mudança de regime e, finalmente, um boom econômico – conhecido como “Milagre Econômico” – no decorrer do período Shōwa (1926-89). Os efeitos dessas mudanças constantes e vertiginosas estão refletidos em pinturas e textos deste período de transição; não somente no conteúdo das obras, mas também no método que deveria ser utilizado em suas produções. Essa dissertação apresenta uma análise do impacto da guerra e da ocupação estrangeira na cultura e sociedade japonesa e do impacto da arte na política, assim como uma reflexão sobre a psique da nação e sua influência na arte e na crítica de arte desenvolvida na época; concomitantemente tentando conectar eventos atuais no Japão e no mundo aos desdobramentos do período pós-guerra.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra Mundial 1939-1945-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura japonesa-
Palavras-chave: dc.subjectArte e história-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Japão-
Palavras-chave: dc.subjectArte e a guerra-
Título: dc.titleSengo nihon: arte, sociedade e política no Japão pós-guerra-
Título: dc.titlePostwar Japan: art, society and politics in postwar Japan-
Título: dc.title戦後日本-
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