Ensino de física em atividades de experimentação no ensino remoto

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTravain, Silmar Antônio [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorNatividade, Gabriel Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:55:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:55:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217849-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217849-
Descrição: dc.descriptionThere are numerous advantages in using different alternative teaching resources for teaching Physics concepts in the classroom in remote mode. These tools inserted in the pedagogical context demand the teacher's design for a reflection of their true usefulness in the teachinglearning process. In this work we used experimental apparatus in a quantitative approach with the use of two experiments: the Energy Transformer and the Polka Dot Race. Questionnaires are used with the research subjects (google forms) and the use of digital media in the format of videos and audios that can be applied via google meeting, allowing their use as teaching support materials in classes. These media resources constitute a new teaching alternative, which can be explored in different places, allowing greater flexibility both in face-to-face classes and in distance classes. The research will be carried out through multiple choice questions (use of google forms) of the scientific phenomena presented, characterized by problem situations and also through the observation of media resources (video and audio) recorded from the activities developed during the interventions with the presentation of experiments. presented remotely in a public school in Guaratinguetá. In this work we propose the study of the interaction between teacher-student and more capable partners, based on Vygotsky's theory. The activities were analyzed after the application of the questionnaires (via google forms) and video recording (via google meeting), considering the occurrence, or not, of social interactions between the research subjects. Access to scientific videos and audios as complementary material with different science content should provide greater interest to students, bringing questions and curiosities that should allow the development of student learning. Based on Vygotsky's theory, the studentteacher interaction was worked through scientific argumentation and the importance of experimentation for the cognitive development of students was shown-
Descrição: dc.descriptionExistem inúmeras vantagens no uso de diferentes recursos didáticos alternativos para o ensino de conceitos de Física em sala de aula no modo remoto. Essas ferramentas inseridas no contexto pedagógico demandam do delineamento do professor para uma reflexão da sua verdadeira utilidade no processo de ensino-aprendizagem. Nesse trabalho utilizamos aparatos experimentais em uma abordagem quantitativa com o uso de dois experimentos: o Transformador de energia e o Corrida de Bolinhas. São utilizados questionários com os sujeitos da pesquisa através de anotações do google formulários e o uso de mídia digital no formato de vídeos e áudios que podem ser aplicados via google meeting, possibilitando sua utilização como materiais didáticos de apoio nas aulas. Esses recursos midiáticos constituem uma nova alternativa de ensino, podendo ser explorados em diferentes locais, permitindo maior flexibilidade tanto nas aulas presencias, como nas aulas à distância. A pesquisa foi realizada através de questões de múltipla escolha (uso do google formulários) dos fenômenos científicos apresentados, caracterizadas por situações problemas e também mediante a observação dos recursos de mídia (vídeo e áudio) gravados das atividades desenvolvidas durante as intervenções com apresentação de experimentos apresentadas de forma remota em uma escola pública de Guaratinguetá. Neste trabalho foi proposto o estudo da interação entre professor-aluno e parceiros mais capazes, baseado na teoria de Vygotsky. As atividades foram analisadas após a aplicação dos questionários (via google formulários) e gravação de vídeo (via google meeting), considerando a ocorrência, ou não, de interações sociais entre os sujeitos da pesquisa. O acesso a vídeos e áudios científicos como material complementar com diferentes conteúdos de ciências, deve propiciar maior interesse aos estudantes, trazendo questionamentos e curiosidades que devem permitir o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Baseado na teoria de Vygotsky foi trabalhado a interação aluno-professor por meio da argumentação científica e foi mostrada a importância da experimentação para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionPró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX UNESP)-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectVygotsky-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Material didático-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiência-
Título: dc.titleEnsino de física em atividades de experimentação no ensino remoto-
Título: dc.titleTeaching physics in experimentation activities in remote teaching-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.