Reflexões de primeira jornada: um relato de práticas pedagógicas no contexto do ensino do teatro na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorSabella, Santiago Almeida [UNESP]-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:56:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:56:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217837-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217837-
Descrição: dc.descriptionThis article seeks to reflect on the work carried out by me as a Theatre Teacher at PlayPen/ECJ - Global School during the academic year of 2018, the year in which this same discipline was inaugurated as an attempt to institutionalize theatre in the curriculum. The cut chosen for this reflection came from the Scientific Initiation project carried out under the orientation of Profa. Dra. Lilian Vilela, with whom I had constant conversations during the 2018 school year while devising strategies to implement the project in question. This reflection, therefore, accompanies this project carried out with students of the eighth year of Elementary School and in partnership with the disciplines of History and Literature, serving as a kind of reflective logbook with the objective of providing a look from the perspective of a reflective teacher, in his first year of practice. Finally, the article makes an attempt to approach the path followed during this project-action with some practices of the epistemological system systematized by Ana Mae Barbosa, the Triangular Approach, and the methodology of Theatre Games for the Classroom, by Viola Spolin.-
Descrição: dc.descriptionEste Trabalho de Conclusão de Curso procura traçar uma reflexão acerca do trabalho realizado por mim como Professor de Teatro na escola PlayPen/ECJ - Global School, na cidade de São Paulo, durante o ano letivo de 2018, ano em que essa mesma disciplina inaugurou uma tentativa de institucionalizar o teatro na grade curricular. O recorte escolhido para essa reflexão veio a partir do projeto de Iniciação Científica realizado no Instituto de Artes da UNESP sob orientação da Profa. Dra Lilian Vilella, com quem tive conversas constantes durante o ano letivo de 2018 enquanto traçava estratégias para concretizar o projeto em questão. Essa reflexão, portanto, acompanha este projeto-ação realizado junto a alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental e em parceria com as disciplinas de História e Literatura, servindo como uma espécie de diário de bordo reflexivo com o objetivo de proporcionar um olhar sob a perspectiva de um professor reflexivo, em seu primeiro ano de atuação. Por fim, este Trabalho de Conclusão de Curso faz esse aprofundamento no tema como uma tentativa de aproximação do trajeto trilhado durante este projeto-ação com algumas práticas do sistema epistemológico sistematizado por Ana Mae Barbosa, a Abordagem Triangular, e da metodologia de Jogos Teatrais para a Sala de Aula de Viola Spolin.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto-ação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro educação-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem triangular-
Palavras-chave: dc.subjectJogos teatrais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto interdisciplinar-
Título: dc.titleReflexões de primeira jornada: um relato de práticas pedagógicas no contexto do ensino do teatro na educação básica-
Título: dc.titleFirst-day reflections: a report of pedagogical practices in the context of teaching theatre in basic education-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.