Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Luciana Aparecida de [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Ellen Cristina Golfi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:56:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:56:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/217818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217818 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação, apresentada em nível de Mestrado, teve como objetivo compreender as contribuições dos projetos de trabalho para a Educação Infantil a partir de uma revisão de literatura, contemplando livros bem como as produções e as pesquisas que discutem sobre a temática, fazendo uso da Sociologia da Infância como referencial, acrescido de um mapeamento e apresentando ao final da pesquisa um relato de uma professora sobre um projeto na Educação Infantil elaborado e executado durante o ensino remoto no Município de Marília/SP. Mediante revisão bibliográfica e mapeamento das pesquisas na base de dados da Oasis/Br e a partir da análise de documentos, buscou-se responder o seguinte questionamento: quais as contribuições dos projetos de trabalho para a Educação Infantil? Autores como: Hernandéz (1998), Ariès (2021), Sarmento (2004, 2007, 2008), Sarmento e Pinto (1997), Corsaro (2011), Penitente, Cruz e Moraes (2018), Barbosa e Horn (2008), Coll Delgado e Müller, (2005); Silvia, Barbosa e Kramer (2008); Helm (2005); Marco; Lima e Fonseca-Janes (2015); Cordeiro e Penitente (2014); Bozzato (2014); Souza (2016); Ribeiro e Oliveira (2017), subsidiaram a investigação. Os resultados revelam que os projetos de trabalho contribuem para o desenvolvimento ativo das crianças e dos professores da Educação Infantil. Espera-se com este trabalho contribuir com as produções no campo dos projetos de trabalho e da ação da criança que terá seu conhecimento ampliado no cotidiano da instituição de educação infantil. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation, presented at Master's level, aimed to understand the contributions of work projects for Early Childhood Education from a literature review, contemplating books as well as productions and research that discuss the theme, making use of Sociology da Infância as a reference, added to a mapping and presenting, at the end of the research, a report by a teacher about a project in Early Childhood Education elaborated and executed during remote teaching in the Municipality of Marília/SP. Through a bibliographic review and mapping of research in the Oasis/Br database and from the analysis of documents, we sought to answer the following question: what are the contributions of work projects for Early Childhood Education? Authors such as: Hernandéz (1998), Ariès (2021), Sarmento (2004, 2007, 2008), Sarmento and Pinto (1997), Corsaro (2011), Penitente, Cruz and Moraes (2018), Barbosa and Horn (2008), Coll Delgado and Müller, (2005); Silvia, Barbosa and Kramer (2008); Helm (2005); March; Lima and Fonseca-Janes (2015); Lamb and Penitent (2014); Bozzato (2014); Souza (2016); Ribeiro and Oliveira (2017), subsidized the investigation. The results reveal that work projects contribute to the active development of children and early childhood teachers. It is hoped with this work to contribute to the productions in the field of work projects and the action of the child who will have their knowledge expanded in the daily life of the early childhood institution. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Direitos: dc.rights | LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Revisão de literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature review | - |
Título: dc.title | Projetos de trabalho na educação infantil: contribuições a partir de uma revisão de literatura | - |
Título: dc.title | Work projects in child education: contributions to from a literature review | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: