Da “bruxa” a Adso de Melk: uma leitura crítica de Umberto Eco à luz de Silvia Federici

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAybar-Ramírez, María-Dolores [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorGomes, Carla Laís-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:56:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:56:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217816-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217816-
Descrição: dc.descriptionSob a perspectiva de que a literatura e a história são elementos essenciais para a humanização e para a compreensão do mundo em que se vive, o presente trabalho intenciona analisar a única personagem feminina no romance O Nome da Rosa, de Umberto Eco, em diálogo com Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva, de Silvia Federici. Como aportes teóricos principais utilizam-se as obras O segundo sexo: A experiência vivida, de Simone de Beauvoir, e A personagem da ficção, de Antonio Candido, com ênfase no capítulo “A personagem do romance”. A partir desse estudo, pretende-se refletir acerca da construção da mulher na literatura e seu apagamento nela, bem como na história. Assim, questiona-se a composição de determinados estereótipos femininos entre a história e a ficção e de que maneira eles contribuem para a exclusão das mulheres nos campos artísticos e sociais. Por fim, cabe ao trabalho, também, a contestação de artifícios alienantes.-
Descrição: dc.descriptionDado que la literatura y la historia son elementos esenciales para la humanización y comprensión del mundo en que se vive, la presente investigación se propone analizar el único personaje femenino de la novela El nombre de la rosa, de Umberto Eco, en diálogo con Calibán y la bruja: mujeres, cuerpo y acumulación originaria, de Silvia Federici. Como principales aportes teóricos, se utilizan las obras El Segundo Sexo: La Experiencia Vivida, de Simone de Beauvoir, y A personagem da ficção, con énfasis en el capítulo “A personagem do romance”, de Antonio Candido. A partir de este estudio, se pretende reflexionar sobre la construcción de la mujer en la literatura y su borradura en ella, así como en la historia. Así, se cuestiona la composición de determinados estereotipos femeninos entre la historia y la ficción y de qué manera contribuyen para la exclusión de las mujeres en los campos artísticos y sociales. Por fin, concierne también a la investigación, la impugnación de los artificios alienantes-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectIdade Média-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres-
Palavras-chave: dc.subjectPersonagem feminina-
Palavras-chave: dc.subjectSilvia Federici-
Palavras-chave: dc.subjectUmberto Eco-
Palavras-chave: dc.subjectEdad Media-
Palavras-chave: dc.subjectMujeres-
Palavras-chave: dc.subjectPersonaje femenino-
Título: dc.titleDa “bruxa” a Adso de Melk: uma leitura crítica de Umberto Eco à luz de Silvia Federici-
Título: dc.titleDe la "bruja" a Adso de Melk: una lectura crítica de Umberto Eco a la luz de Silvia Federici-
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