Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiguel, José Carlos [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorGalego, Thaís Caroline Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:56:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:56:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217757-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217757-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to understand how much and what there is of research within the themes inclusive mathematical literacy and inclusive mathematical literacy. For this, we sought to review two documents that guide school curricula, the National Curricular Common Base and the National Curricular Parameters and, secondly, an analysis of the literature found from the scientific databases SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal periodicals CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), OASIS – BR (Brazilian Portal of Scientific Publications in Open Access) and Google Scholar, totaling 11 publications analyzed. Thus showing that even though mathematics has social importance, there is not enough research. Still, as for inclusion, which is guaranteed by Laws such as the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Base, it appears only as a right on paper.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização matemática inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento matemático inclusivo-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive mathematical literacy-
Palavras-chave: dc.subjectMath-
Título: dc.titleAlfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?-
Título: dc.titleMathematical literacy in inclusive contexts: what do the literatures say?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.