Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Angélica Terezinha Carmo [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Haynes, Rafaela Ramires | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:56:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:56:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/217738 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217738 | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to analyze the relation between the subject and the language, the identity and the discourse, with the purpose of defending the sign language acquisition since childhood, in order to guarantee that the deaf person may insert her/himself in the Deaf Culture and in the Deaf Identity. For this, it was made a bibliographic research regarding the topics of: Social Identity; Language, Identity and Culture; Sign Language Acquisition; and Deaf Identity as the theoretical analyses and the analyze of four brazilian deaf people realities - being three of them related to deaf children of hearing parents and one of them deaf children of deaf parents - through videos posted on Youtube as the practical analyzes. After the theoretical and practical analyzes, it was possible to realize that there is the necessity of guaranteeing the deaf rights of getting access to the sign language since the initial phase of learning and to the contact with other deafs, consequently they will get access to the Deaf Identity, aiming to dissociate the concept of Deafness from the pathological perspective that it received for many years and still receiving today, to only be accepted as a difference that has to be respected and seen as it is - only a difference. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre sujeito e linguagem/identidade e discurso, a fim de defender a aquisição da língua de sinais desde a infância para que o sujeito Surdo consiga se inserir na Cultura e na Identidade Surda. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico no que tange os temas: Identidade Social; Linguagem, Identidade e Cultura; Aquisição da língua de sinais; e Identidade Surda, como análise teórica e levantamento e análise de quatro realidades de surdos brasileiros - sendo em três delas, surdos filhos de pais ouvintes e em uma delas, surdos de pais surdos - através de vídeos postados na plataforma do Youtube, como análise prática. Após as análises, foi possível constatar a necessidade de garantia dos direitos dos Surdos em relação ao acesso à língua de sinais desde a fase inicial de aquisição do contato com outros surdos para que assim, tenha acesso à sua Identidade Surda. A integração do sujeito surdo na Comunidade Surda contribui sobremaneira para a desassociação da perspectiva patológica sobre a condição de ser surdo, que, infelizmente ainda vigora na sociedade, substituindo-a por uma percepção da deficiência enquanto componente fundamental da sua cultura e identidad | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity and Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sign Language Acquisition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aquisição de linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
Título: dc.title | A aquisição da língua de sinais e a identidade do sujeito surdo. | - |
Título: dc.title | The sign language acquisition and the deaf people's identity. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: