Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Polizzelli, Gabrielle Lei | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:55:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:55:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/217605 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217605 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to report about, reflect on and develpo pedagogical possibilities for teaching hula hoop through a contemporary circus perspective. The work comprises three distinct, but interdependent parts. The first one, of a theoretical nature, enables the indentification of aesthetic and poetic elements of the so-called contemporary circus, analyzing its social and historical context of estabilishment, and the focus on the range of creative possibilities generated from the subjective and bodily individualities of the artists found in it. The second part consists of personal reports of hula hoop lessons taught by me, reflecting on the pedagogical tools used, and what results and reflections arose through these. The last part consists of a personal report as a student of three hula hoop teachers and a subsequente interview with them, in order to experience their specific didatics and understand their diferente view about circus and specifically about hula hoop practice. | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem como objetivo relatar sobre, refletir acerca de e elaborar possibilidades pedagógicas para o ensino do malabares-bambolê através de uma perspectiva circense contemporânea. O trabalho é composto por três etapas, distintas, porém interdependentes. A primeira, de cunho teórico, possibilita a identificação de elementos estéticos e poéticos do chamado circo contemporâneo, analisando seu contexto social e histórico de estabelecimento, e o enfoque na amplitude de possibilidades criativas geradas a partir das individualidades subjetiva e corporal dos artistas encontradas nesse. A segunda etapa consiste em relatos pessoais de aulas de bambolê ministradas por mim, refletindo sobre as ferramentas pedagógicas utilizadas, e quais resultados e reflexões surgiram através destas. A última etapa é constituída do relato pessoal como aluna de três professoras de bambolê e posterior entrevista com as mesmas, a fim de vivenciar suas didáticas específicas e entender suas diferentes visões acerca do circo e mais especificamente do bambolê. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Malabarismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artistas circenses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Bamboleio para além do rodar: processos de ensino-aprendizagem com o bambolê a partir de uma perspectiva circense contemporânea | - |
Título: dc.title | Hooping beyond spinning: teaching-learning hooping processes from a contemporary circus perspective | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: