A pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Pedro Haddad [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorSabatini, Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:55:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:55:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217602-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a pedagogia do Curso de Introdução ao Método do Ator, mais conhecido como CPTzinho, e sua relevância para o desenvolvimento técnico-expressivo do ator. Realizou-se, portanto, um estudo investigativo acerca das proposições metodológicas do CPTzinho, das singularidades das aulas e dos exercícios praticados. Com base nisso, foi possível sistematizar e analisar os princípios pedagógicos do curso, levando em consideração seu objetivo principal, que é formar atores/artistas, segundo o método desenvolvido por Antunes Filho, que, até à fatalidade de seu falecimento no ano de 2019, sempre esteve à frente do curso como coordenador geral. Além da bibliografia referenciada, foram realizadas entrevistas com os professores responsáveis pelas aulas durante o ano de 2015. Para aproximar o leitor do universo do curso, julgou-se necessário apresentar um breve levantamento da trajetória profissional de Antunes Filho, bem como a descrição da história do Centro de Pesquisa Teatral (CPT). Ao final, concluiu-se que o CPTzinho se caracteriza como um importante espaço de formação de atores, de investigação teatral e de experimentação cênica.-
Descrição: dc.descriptionThe present work consists of a research about the pedagogy of the Introduction to the Actor Method Course, better known as CPTzinho, and its relevance for the technical-expressive development of the actor. Therefore, an investigative study was carried out on the methodological propositions of CPTzinho, the singularities of the classes and the exercises practiced. Based on this, it was possible to systematize and analyze the pedagogical principles of the course, taking into account its main objective, which is to train actors / artists, according to the method developed by Antunes Filho himself, who, until his unfortunate death in 2019, was always in charge of the course as general coordinator. In addition to the referenced bibliography, interviews were conducted with the teachers responsible for the classes during 2015. In order to bring the reader closer to the universe of the course, it was considered necessary to present a brief survey of Antunes Filho's professional trajectory, as well as a description of the history the Theater Research Center (TRC). In the end, it was concluded that CPTzinho is characterized as an important space for the formation of actors, for theatrical investigation and scenic experimentation.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectCPTzinho-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia teatral-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo do ator-
Palavras-chave: dc.subjectAntunes Filho-
Palavras-chave: dc.subjectTheatre pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectActor method-
Título: dc.titleA pedagogia do CPTzinho: um estudo investigativo sobre sua metodologia e a relevância do curso na formação do ator-
Título: dc.titleThe pedagogy of CPTzinho: an investigative study on its methodology and the relevance of the course in the formation of the actor-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.