Explorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Gabriel Geraldino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:55:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:55:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217600-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217600-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa tivemos o objetivo de investigar as potencialidades do SuperLogo como software de ensino de Matemática, com ênfase no estudo de conceitos algébricos. Para tal, o trabalho é orientado pela seguinte questão: “como o SuperLogo pode contribuir para compreensão de propriedades algébricas?”. Dessa forma, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo na qual optamos pelo estudo de caso como abordagem metodológica. Então, desenvolvemos a proposta de trabalho com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Guaratinguetá, Os dados foram recolhidos com o auxílio de duas ferramentas do ambiente virtual moodle: a pesquisa de opinião e o fórum de discussão; e da gravação das aulas. A partir da análise desses dados, entendemos que o Superlogo pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois permite o desenvolvimento de um ambiente de explorações e discussões de conceitos que podem ser de difícil compreensão quando discutidos apenas de maneira teórica.-
Descrição: dc.descriptionIn this study we aimed to investigate the potential of SuperLogo as a mathematics educational software, focused on the study of algebraic concepts. This work is, therefore, oriented by the following question: "how can SuperLogo contribute to the understanding of algebraic properties?". We then made a qualitative research in which we opted to do a case study as the methodological approach. We developed this work with Bachelor of Education Degree in Mathematics students at Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Guaratinguetá campus. From the collected data obtained by using two Moodle's virtual tools: survey research and discussion forum; and recording of classes, we can then comprehend, utilising data analysis, that SuperLogo can assist in the teaching and learning process, because it allows the development of an environment filled with exploration and discussion of concepts that can be hard to grasp when discussed only in a theoretical manner.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectConstrucionismo-
Palavras-chave: dc.subjectSuperLogo-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática construtiva-
Palavras-chave: dc.subjectJogos em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical education-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technologies-
Palavras-chave: dc.subjectContructionism-
Título: dc.titleExplorando conceitos algébricos com apoio do software SuperLogo-
Título: dc.titleExploring algebraic concepts with the assist of SuperLogo software-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.