Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Momesso, Maria Regina [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Macedo, Isabel de Lourdes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:54:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:54:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/217503 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217503 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa discursivamente as possíveis contribuições do componente curricular Projeto de Vida, em especial no Programa de Ensino Integral (PEI) considerando em que medida as culturas diversas, a sexualidade e a educação para o cuidado de si são contempladas na escola e na formação integral dos estudantes. Esta pesquisa configura-se como: qualitativa, exploratória e descritiva, com delineamento bibliográfico, procurando explorar a parte documental. O corpus compõe-se dos documentos institucionais do governo estadual, sites de apoio, qualificação e formação de profissionais da educação estadual, considerando que eles são uma produção histórica, política; em que as palavras são também construções; em que a linguagem também é constitutiva de práticas. Pauta-se nas problematizações, tem por base os estudos foucaultianos e a Análise de Discurso de matriz francesa, assentadas no papel da escola para a formação do sujeito ético, para a diversidade, a plenitude da vida e o exercício da cidadania. Neste horizonte, o componente curricular Projeto de Vida se acena como perspectiva para que o estudante expresse seus sonhos, elabore e documente as metas, os prazos, com vistas à realização do desenvolvimento do seu Projeto de Vida. Os resultados obtidos constataram a relevância social e científica do componente curricular Projeto de Vida como um instrumento, uma experiência que poderá provocar nos estudantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o desejo de sonhar para procederem em suas escolhas de vida de forma ativa e crítica. | - |
Descrição: dc.description | This work discursively analyzes the possible contributions of the Life Project curricular component, especially in the Integral Education Program (PEI) considering the extent to which diverse cultures, sexuality and education for self-care are contemplated in school and in integral formation of students. This research is configured as: qualitative, exploratory and descriptive, with bibliographic design, seeking to explore the documentary part. The corpus is composed of institutional documents from the state government, support sites, qualification and training of state education professionals, considering that they are a historical, political production; where words are also constructions; in which language is also constitutive of practices. It is based on problematizations, based on Foucauldian studies and French Discourse Analysis, based on the role of the school for the formation of the ethical subject, for diversity, the fullness of life and the exercise of citizenship. In this horizon, the Life Project curricular component appears as a perspective for the student to express his dreams, elaborate and document goals, deadlines, with a view to carrying out the development of his Life Project. The results obtained showed the social and scientific relevance of the Life Project curricular component as an instrument, an experience that can provoke in students the development of socio-emotional skills and the desire to dream to proceed in their life choices in an active and critical way. | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Direitos: dc.rights | LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de vida | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Life project | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Values | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship | - |
Título: dc.title | Projeto de vida: em busca de modos de existência para a ética e a diversidade na educação escolar | - |
Título: dc.title | Life project: in search of modes of existence for ethics and diversity in school education | - |
Título: dc.title | Proyecto de vida: en busca de modos de existencia por la ética y la diversidad en la educación escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: