Cultura corporal de movimento para escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão da literatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Camila Elidia Messias dos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Renato Luiz Vilela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:55:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:55:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217499-
Descrição: dc.descriptionO Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento de causas genéticas, que afeta entre 3% a 7% das crianças em idade escolar no mundo. Objetivo: O objetivo deste estudo constituiu em analisar as contribuições da cultura corporal de movimento para escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Metodologia: A pesquisa trata de uma revisão sistemática de estudos brasileiros. Os descritores utilizados foram: Educação Física; TDAH; intervenção, em conjunto com os operadores booleanos “and”. As buscas foram realizadas no portal de periódico da CAPES, no PubMed, no Google Acadêmico e no Portal Regional da BVS. Foram identificados 137 artigos, 18 deles satisfizeram o critério de elegibilidade e 115 não foram incluídos na análise por não atenderem aos critérios de inclusão. Os artigos foram lidos na íntegra e categorizados com base em um protocolo elaborado para esta investigação. Considerações Finais: A atividade física é uma excelente ferramenta para o tratamento dos sintomas de TDAH em crianças e jovens, evidenciando o protagonismo da família, da escola e do professor de Educação Física como responsáveis pelo desenvolvimento de múltiplas estratégias de intervenção com potencial efeito sobre o TDAH.-
Descrição: dc.descriptionAttention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder of genetic causes, which affects between 3% to 7% of school-age children worldwide. Objective: The aim of this study was to analyze the contributions of body movement culture for students with attention deficit hyperactivity disorder. Methodology: The research is a systematic review of Brazilian studies. The descriptors used were: Physical Education; ADHD; intervention, together with the Boolean operators “and”. The searches were carried out on the CAPES journal portal, PubMed, Google Scholar and the Portal Regional BVS. A total of 137 articles were identified, 18 of which met the eligibility criteria and 115 were not included in the analysis because they did not meet the inclusion criteria. The articles were read in full and categorized based on a protocol developed for this investigation. Final Considerations: Physical activity is an excellent tool for the treatment of ADHD symptoms in children and young people, showing the role of family, school and Physical Education teacher as responsible for the development of multiple intervention strategies with potential effect on the ADHD.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectDisturbio da falta de atenção com hiperatividade-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento operante-
Palavras-chave: dc.subjectADD (Child behavior disorder)-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Título: dc.titleCultura corporal de movimento para escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma revisão da literatura-
Título: dc.titleBody culture of movement for students with attention deficit and hyperactivity disorder: a literature review-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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