Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Vitória Silvino da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:54:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:54:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/217422 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217422 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo da pesquisa foi investigar o exercício do grafismo entre adolescentes com faixa etária entre 12 a 13 anos na prática de sua linguagem. Baseada no trabalho de Rosa Iavelberg em “O Desenho Cultivado das Crianças: prática e formação de educadores” buscou identificar, através do trabalho de campo em uma Unidade Escolar localizada na Zona Sul de São Paulo, problemáticas no ensino de arte que levem ao abandono da prática do desenho. Dessa forma, através da prática contínua, busquei encontrar caminhos para subvertê-las, de forma que a prática do desenho na aula de arte pudesse representar um terreno de comunicação fértil na construção coletiva de conhecimento. A partir da análise do material produzido ao longo da pesquisa, é perceptível que a prática cotidiana do desenho oferece ao adolescente protagonismo e liberdade para comunicar-se. Através da linguagem do desenho, é capaz de compor diferentes aspectos construtivos identitários e de sua realidade. | - |
Descrição: dc.description | The objective of the research was to investigate the exercise of graphics among adolescents aged between 12 and 13 years in the practice of their language. Based on the work of Rosa Iavelberg in “The Cultivated Drawing of Children: practice and training of educators” it sought to identify, through classes fieldwork in a School Unit located in the South Zone of São Paulo, problems in the art that lead to the abandonment of drawing prac tice. In this way, through continuous practice, I sought to find ways to subvert them, so that the practice of drawing in the art class could represent a fertile ground for communication in the collective construction of knowledge. From the analysis of the material produced during the research, it is noticeable that the daily practice of drawing offers the teenager protagonism and freedom to communicate. Through the language of drawing, it is possible to compose different constructive aspects of identity and reality. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais | - |
Título: dc.title | Experiências com desenho entre adolescentes em uma escola estadual da zona sul de São Paulo | - |
Título: dc.title | Drawing experiences among adolescents in a state public school in the south of São Paulo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: