Análise do uso de memes em mensagens publicitárias

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Sheila Farias Alves [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorMota, Ender da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:54:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:54:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217314-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217314-
Descrição: dc.descriptionMeme da internet corresponde a uma tipologia de humor, criada a partir de um conteúdo pré-existente, que é transformado para transmitir novos significados. O que o caracteriza é seu compartilhamento por pessoas passíveis de compreensão de sua cultura criativa e sua capacidade de propagação. Os memes podem ser criados, sob diferentes formatos, por qualquer um, seja uma organização ou um simples usuário das redes sociais. Os profissionais de Marketing se utilizam desse tipo de humor para comunicar seus posicionamentos, valores, serviços e produtos, a fim de melhorar sua exposição na internet e atrair novos clientes. O propósito deste trabalho é verificar se os consumidores, depois de serem atraídos por um meme na internet, manifestam intenção de compra da marca que fez uso do meme. Procura-se saber se a percepção do meme impacta na atitude em relação à marca e no processo de engajamento com a mensagem publicitária. Adotou-se a Teoria do Comportamento Planejado para a fundamentação da pesquisa. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de um levantamento (survey), com brasileiros de 18 a 30 anos, com acesso à internet. O critério de seleção do público-alvo consistiu em haver curtido, recebido, criado ou compartilhado memes nos últimos 12 meses. O processo de amostragem se caracteriza como não probabilístico e retornou 384 questionários válidos. Os resultados da pesquisa revelam que a percepção do meme não influencia, diretamente, a intenção de compra. No entanto, o meme irá gerar intenção de compra se conseguir formar uma atitude favorável à marca que fez uso do meme. De maneira complementar, o engajamento também exerce o papel de mediador da relação do meme com a intenção. Com base nas descobertas, sugere-se que os profissionais tentem promover memes com conteúdo alinhado ao perfil dos potenciais clientes, a fim de ampliar a visibilidade e as vendas.-
Descrição: dc.descriptionInternet meme corresponds to a typology of humor, created from pre-existing content, which is transformed to convey new meanings. What characterizes it is its sharing by people capable of understanding its creative culture and its ability to propagate. Memes can be created, in different formats, by anyone, whether an organization or a simple user of social networks. Marketing professionals use this type of humor to communicate their positions, values, services, and products in order to improve their exposure on the internet and attract new customers. The purpose of this work is to verify if consumers, after being attracted by a meme on the internet, express the purchase intention of the brand that made use of the meme. It seeks to know if the perception of the meme impacts the attitude towards the brand and the process of engagement with the advertising message. The Theory of Planned Behavior was adopted to support the research. Quantitative research was carried out, through a survey, with Brazilians between 18 and 30 years old, with internet access. The target audience selection criterion consisted of having liked, received, created, or shared memes in the last 12 months. The sampling process is characterized as non-probabilistic and returned 384 valid questionnaires. The research results reveal that the perception of the meme does not directly influence the purchase intention. However, the meme will generate purchase intent if it manages to form a favorable attitude towards the brand that used the meme. In a complementary way, engagement also plays the role of mediator of the meme's relationship with intention. Based on the findings, it is suggested that professionals try to promote memes with content aligned with the profile of potential customers, to increase visibility and sales.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso restrito-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do Consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do comportamento Planejado-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing Digital-
Palavras-chave: dc.subjectMemes-
Palavras-chave: dc.subjectEngajamento-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer Behavior-
Palavras-chave: dc.subjectTheory of Planned Behavior-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Marketing-
Palavras-chave: dc.subjectEngagement-
Título: dc.titleAnálise do uso de memes em mensagens publicitárias-
Título: dc.titleAnalysis of the use of memes in advertising messages-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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