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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Nogueira, Marcos Fernandes Pupo [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Helivelton Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:53:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:53:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/217306 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217306 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho busca apresentar, a partir de autores modernos e de tratados dos séculos XII e XIII, os gêneros e o sistema de notação da prática musical oriunda da catedral de Notre-Dame e presente em diversos centros litúrgicos da Europa, sobretudo, Ocidental. Para tal, apresentamos de forma sucinta um histórico da notação musical na Idade Média desde o surgimento da notação musical no século IX e sua relação com a notação quadrada empregada em diversos manuscritos do século XIII (capítulo 2); destrinchamos os três principais gêneros da música de Notre-Dame discorrendo sobre suas características e técnicas envolvidas em cada um destes (capítulo 3); a partir de fontes históricas, introduzimos as formas de escrita usadas de acordo com o gênero musical a ser registrado, discutimos acerca do sistema de modos rítmicos, elemento pelo este repertório é amplamente apontado como um marco na história da música ocidental dada a possibilidade de transmissão do parâmetro rítmico a partir exclusivamente de um suporte visual, e seu emprego nos diversos gêneros que compõem este repertório (capítulo 4). A fim de exemplificar e por em prática o ferramental teórico constantemente discutido, são apresentadas transcrições comentadas de 5 obras (capítulo 5). | - |
Descrição: dc.description | This research tries to show, through modern authors and 12th and 13th century treatises, the musical genres and the notational system used at Notre-Dame cathedral and in other liturgical centers from Ocidental Europe. For reach this objective we present a brief historical view of musical notation on Middle Ages since its emergence on 9th century and the relation between it and Note-Dame’s quadratic notation (chapter 2); we analyse the three main musical genres of Notre-Dame’s repertoire explaining the characteristics and techniques involved in each of them (chapter 3); showing, with help of the 13th century writers, the styles of notation used in each musical genre as well as the theoretical bases of the six rhythmic modes (chapter 4); and, to finish, five 13th century works transcriptions are presented with comments on the passages which show a more difficult interpretation (chapter 5). | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notação musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música vocal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música Séc. XIII | - |
Palavras-chave: dc.subject | Notação modal | - |
Título: dc.title | Polifonia na Paris do Século XIII: gêneros e notação em Notre-Dame | - |
Título: dc.title | Polyphony in 13th Century Paris: gender and notation in Notre-Dame | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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