Desenvolvimento de um simulador de voo em 6 graus de liberdade para aeronaves rígidas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Leandra Isabel de [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Renato Matos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:54:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:54:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217203-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217203-
Descrição: dc.descriptionFlight simulators has been a increasingly important tool for pilots training and also for aircrafts design, being able to predict aircraft’s response without have to spend too much money building a prototype, and avoiding possibles accidents in case of a failure that may happen during project development. For this reason, flight simulators’ demand has being increasing, both in academic area for research and the industry. In this work was developed a desktop flight simulator, using the computer program Simulink jointly with Flight Gear 2018.2.2 to transmit the grafic image of the aircraft. For the implementation the equation of motion of a rigid body with 6 deegres of freedom was solved. To solve the differential equations was used the Simulink, using Runge-Kutta 4th order method. When starting the simulation the pilot can visualize and control the aircraft using the command of control surfaces and engine power.-
Descrição: dc.descriptionSimuladores de voo tem sido uma ferramenta cada vez mais importante para treinamento de pilotos, e também para projetos, sendo capaz de prever como será o comportamento de uma aeronave sem ser necessário gastar uma grande quantidade de dinheiro para a construção de um protótipo do projeto, e desta forma também, evitando assim acidentes por possíveis falhas que podem vir a ocorrer durante o desenvolvimento de um projeto. Por esses motivos, a demanda por simuladores de voo tem aumentado cada vez mais, tanto nas indústrias quanto na área acadêmica. Neste trabalho foi desenvolvido um simulador de voo para desktop, utilizando o programa Simulink conjuntamente com o Flight Gear 2018.2.2 para transmissão da imagem gráfica da aeronave. Para sua implementação foram resolvidas as equações do movimento de uma aeronave de corpo rígido de 6 graus de liberdade. Para resolução das equações diferenciais foi utilizado o próprio Simulink, utilizando o método de integração numérica de Runge-Kutta de 4ª. Ao iniciar a simulação é possível vizualizar e controlar a aeronave a partir de entradas de comando das superfícies de controle e da potência do motor-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectAeronáutica-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectSimuladores de voo-
Palavras-chave: dc.subjectMATLAB (Programa de computador)-
Título: dc.titleDesenvolvimento de um simulador de voo em 6 graus de liberdade para aeronaves rígidas-
Título: dc.titleDevelopment of a flight simulator in 6 degrees of freedom for rigid aircraft-
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