Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Sixel, Karina Wendt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:53:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:53:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/217021 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217021 | - |
Descrição: dc.description | No início do ano de 2020 o mundo se deparou com uma pandemia, afetando pessoas ao redor de todo o globo. Por mais que a maioria das pessoas saibam que outras pandemias e epidemias já ocorreram, não há uma compreensão efetiva desses eventos, assim como a nossa história como espécie e sociedade. Além disso, a forma como tratamos a natureza e os recursos naturais interfere diretamente na situação enfrentada pela pandemia, evento que também deixou evidente a desigualdade social diante da crise sanitária. Por isso, é crucial compreendermos os fatores históricos e biológicos associados a todo esse processo, compreendendo a importância do papel do ensino em assuntos relacionados à temática. Logo, o objetivo deste trabalho é apresentar em que medida as Ciências Biológicas podem vir a contribuir com o cenário pós pandêmico na educação. Esta pesquisa é qualitativa de cunho exploratório, constituída por abordagem teórica composta por capítulos e a análise de conteúdo como ferramenta analítica. Os dados selecionados para análise foram fragmentos de falas de profissionais com ampla contribuição cientifica no assunto de vídeos e lives relacionadas à temática da pesquisa, devido à importância da ferramenta como recurso didático. Para realização da análise, foram organizadas três categorias pré-estabelecidas: 1. Cenário pandêmico na voz dos especialistas; 2. Papel da biologia na, pela, com pandemia; 3. Educação, Biologia e Pandemia. Os dados foram analisados e articulados com a teoria, desenvolvendo assim uma reflexão completa, aprofundada e abrangente, estabelecendo relações entre os assuntos abordados, como a problemática envolvida no modo de vida atual, a importância da credibilidade na ciência, e conceitos biológicos relacionados ao contexto pandêmico. Assim, torna-se possível compreender a importância do ensino em Ciências Biológicas, principalmente para o entendimento do contexto pandêmico e como a Biologia pode fornecer os conhecimentos e aprendizagens necessários para proporcionar capacidade de mudança. | - |
Descrição: dc.description | In the begginig of the year 2020 the world was faced with a pandemic, affecting people all across the globe. Although most people know that other pandemics and epidemics have already occurred, there is no effective understanding off these events, as much as our history as a species and society as well. In addition, the way we treat nature and natural resources directly affects the situation faced by the pandemic, an event that also made evident the social inequality in the face of the health crisis. Therefore, it is crucial to understand the historical and biological factors associated with this entire process, understanding the importance of teaching subjetcs related to the theme. Therefore, the objective of this paper is to present the extent to which biological sciences can contribute to the post-pandemic scenario in education. This research is qualitative and of exploratory nature, with theoretical approach in chapters and content analysis as an analytical tool. The data selected for the analysis were fragments of speeches from professionals with broad scientific contribution on the subject of videos and lives related to the research theme, due to the importance of the tool as a didactic resource. To carry out the analysis, three pre-habitual categories were organized: 1. Pandemic scenario in the voice of experts; 2. Role of biology in, by, with a pandemic; 3. Education, Biology and Pandemic. The data were concretized and articulated with theory, thus developing a complete, in-depth and covered reflection, establishing relationships between issues, such as the problem involved in the current way of life, the importance of credibility in science, and biological concepts related to the pandemic context. Thus, it becomes possible to understand the importance of teaching in Biological Sciences, mainly for the understanding of the pandemic context and how Biology can provide knowledge and learning to provide the capacity for change. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia e pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology and pandemic | - |
Título: dc.title | Contribuição da biologia frente ao contexto pandêmico: dilemas e desafios | - |
Título: dc.title | Contribution of biology in the pandemic context: dilemmas and chalanges | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: