O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAranha, Solange [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorGil, Beatriz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:53:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:53:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/217017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/217017-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem como objetivo mapear as práticas, estratégias, motivações, dificuldades e necessidades dos pesquisadores brasileiros da Grande Área de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes frente à publicação de artigos em periódicos nacionais e internacionais. Com base nas abordagens de English for Academic Purposes (EAP) e English for Research Publication Purposes (ERPP), a pesquisa se divide em duas fases. A Fase-I conduziu um questionário online, disponibilizado e respondido por quinhentos e dois docentes e discentes, vinculados a 190 programas de pós-graduação, localizados em todas as regiões do país. Os dados encontrados revelam que há uma subdivisão das subáreas estudadas, no que tange a importância da língua inglesa para suas dinâmicas de pesquisa. Ainda que todas as subáreas integrem o mesmo campo de saber, notou-se um alinhamento de práticas de publicação e impacto em Arqueologia, Ciência Política e Psicologia, voltadas à hegemonia da língua inglesa como língua franca. Na contramão desses resultados, as áreas de Letras e Educação se mostraram como as subáreas mais resistentes à hegemonia do inglês, o que parece estar vinculado aos seus focos de pesquisa mais locais. Além disso, grande parte dos participantes sinalizou dificuldades no que se refere às dinâmicas de publicação, tais como falta de financiamento para revisão e tradução. A Fase-II aprofundou o entendimento dessas práticas na subárea de Psicologia, a qual sinalizou maior necessidade de cursos voltados para escrita acadêmica, na Fase-I. Por meio de pesquisa documental de documentos disponibilizados pela Capes e de questionário conduzido com pesquisadores da subárea, os dados colhidos indicam a grande influência das linhas de pesquisa dentro das práticas de publicação, bem como o forte caráter interdisciplinar de Psicologia.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to map the practices, strategies, motivations, difficulties and needs of Brazilian researchers of Human Sciences, Languages, Linguistics and Arts subjects considering the publication of research articles. Based on English for Academic Purposes (EAP) and English for Research Publication Purposes (ERPP) approaches, the project is divided into two phases: I and II. Phase-I applied an online questionnaire answered by five hundred and two professors and students, enrolled at 190 post-graduate programs, located in the five regions of the country. Even though all subareas are part of the same field of knowledge, on the one hand, Archeology, Political Science and Psychology reveal practices towards the hegemony of the English language as a lingua franca and focus on international publication. On the other hand, Letters and Education are the most resistant subareas to English imperialism, mainly due to their local research scopus. Additionally, most participants signaled difficulties with regard to publication dynamics, such as lack of funding for proofreading and translation. Phase-II deepened the understanding of these practices in the Psychology subarea. Through documentary research of Capes documents and a questionnaire conducted with researchers, data indicated that there are strong interdisciplinary features within Psychology research, as well as the great influence of the research lines within the publishing practices.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Direitos: dc.rightsLOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de publicação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências humanas-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectArtes-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectArtigo científico-
Palavras-chave: dc.subjectPublishing practices-
Palavras-chave: dc.subjectHuman sciences-
Palavras-chave: dc.subjectAcademic writing-
Palavras-chave: dc.subjectResearch article-
Título: dc.titleO cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das grandes áreas de ciências humanas, linguística, letras e artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias-
Título: dc.titleThe Brazilian background of research papers publication in Humanities in (inter)national journals: practices, needs, reasons and strategies-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.