Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Olímpio José [UNESP] | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade Neto, Mariano Lopes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Arakaki, Marina Granja | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:53:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:53:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/216952 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/216952 | - |
Descrição: dc.description | O Design gráfico é uma das subáreas do Design, responsável pelo planejamento, projeto e desenvolvimento de soluções de comunicação visual adequadas à transmissão de uma mensagem. De maneira geral, entende-se que esses conhecimentos e desempenhos também são necessários para uma comunicação eficiente nas universidades públicas brasileiras. O profissional de Design gráfico frequentemente faz parte da equipe de comunicação nessas instituições, no entanto, a atuação desses profissionais na comunicação dessas universidades é muito variada, considerando desde a diversidade de nomenclaturas de cargos e atribuições nas instituições públicas e até mesmo a questão da desregulamentação da profissão. A partir do exposto, coloca-se a questão: como atuam e qual é a eficiência dos profissionais de design gráfico na comunicação das universidades públicas do Brasil? A partir desse questionamento, propõe-se uma reflexão sobre a atuação do profissional de design gráfico, com ou sem formação em design, na comunicação das universidades públicas, adotando o recorte das universidades federais públicas brasileiras. Para tanto, o estudo foi organizado em cinco principais etapas: o levantamento teórico, a pesquisa documental, a pesquisa de campo, a análise e discussão dos resultados e a elaboração do panorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades públicas brasileiras. No levantamento teórico buscou-se definir parâmetros para elaboração de questionários e posterior análise de seus resultados. Para isso, foram abordados temas como a comunicação nas universidades públicas e a atuação do Design gráfico nesse processo. Na pesquisa documental foi realizado o levantamento dos órgãos de comunicação nos sites das instituições, seus responsáveis e contatos. A pesquisa de campo foi organizada em duas fases, utilizando questionários. Primeiramente, foram elaboradas questões para os responsáveis pela gestão da comunicação nas universidades federais públicas do Brasil, para verificar a atuação da comunicação nas instituições e, quem são os profissionais que desempenham atividades de competência de design gráfico nesse processo. O segundo questionário foi realizado com os profissionais que atuam com o design gráfico nessas instituições. Nele, investigou-se os tipos de formação, quais são as atividades desempenhadas para comunicação, a familiaridade dos profissionais com teorias do design gráfico, e, em qual nível da “Escada do Design” eles atuam. Finalmente, na última etapa, foi realizada uma análise de conteúdo das informações obtidas. A análise, em conjunto com a descrição dos resultados, permitiu elaborar um panorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades públicas brasileiras. Esses resultados, suposta ou explicitamente, possibilitaram verificar que a contribuição do profissional está voltada principalmente a projetos pontuais e “estéticos”, “função estética” em detrimento das “funções práticas” e “simbólicas”, com poucos deles atuando em conjunto no planejamento das estratégias de comunicação das respectivas instituições. | - |
Descrição: dc.description | Graphic Design is one of the Design sub-areas responsible for planning, designing, and developing visual communication solutions suitable for message transmission. In general, it is understood that this knowledge and performance is also necessary for efficient communication in Brazilian public universities. The graphic Design professional is often part of the communication team in these institutions. However, these professionals' performance in these universities' communication affairs is very diversified, considering the nomenclature diversity of positions and attributions in public institutions. At the same time, the profession remains without a regulation office. The question arises from the above: how do graphic design professionals work in communication at public universities in Brazil? Based on this questioning, a reflection is proposed on the role of the graphic design professional, with or without training in Design, in the communication of public universities, adopting the approach of Brazilian public federal universities. Therefore, the study was organized into five main stages: theoretical survey, documental research, field research, analysis and discussion of results, and the elaboration of the panorama performance in graphic Design in the communication of Brazilian public universities. The theoretical survey defined parameters for the questionnaires' preparation and subsequent analysis of their results by addressing topics such as communication in public universities and the graphic's design role in this process. We surveyed the documentary research in the communications department using institutions' websites, contacting managers and their contacts. The field research was organized in two phases, using questionnaires initially forwarded to the responsible in charge of managing institutional communication in public federal universities in Brazil. That allowed to check the performance of communication in the institutions and the professionals who perform graphic design activities. The second questionnaire was carried out with the professionals who work with graphic Design in these institutions. It investigated their training type, which communication activities they perform, their familiarity with graphic design theories, and the Design Ladder level they perform work. Finally, we carried out a content analysis of the information obtained. These results, supposedly or explicitly, made it possible to verify that the professional's contribution is mainly focused on punctual and aesthetic projects, "aesthetic 9 function" to the detriment of "practical" and "symbolic functions", with few of them acting together in planning the communication strategies of the respective institutions | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Direitos: dc.rights | LOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design gráfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Designer gráfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Uiversidades públicas brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic design; | - |
Palavras-chave: dc.subject | Graphic designer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian public universities | - |
Título: dc.title | Panorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades públicas brasileiras | - |
Título: dc.title | Overview of the graphic design performance in the communication of Brazilian public universities | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: