Panorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades públicas brasileiras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Olímpio José [UNESP]-
Autor(es): dc.contributorAndrade Neto, Mariano Lopes de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorArakaki, Marina Granja-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:53:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:53:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/216952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/216952-
Descrição: dc.descriptionO Design gráfico é uma das subáreas do Design, responsável pelo planejamento, projeto e desenvolvimento de soluções de comunicação visual adequadas à transmissão de uma mensagem. De maneira geral, entende-se que esses conhecimentos e desempenhos também são necessários para uma comunicação eficiente nas universidades públicas brasileiras. O profissional de Design gráfico frequentemente faz parte da equipe de comunicação nessas instituições, no entanto, a atuação desses profissionais na comunicação dessas universidades é muito variada, considerando desde a diversidade de nomenclaturas de cargos e atribuições nas instituições públicas e até mesmo a questão da desregulamentação da profissão. A partir do exposto, coloca-se a questão: como atuam e qual é a eficiência dos profissionais de design gráfico na comunicação das universidades públicas do Brasil? A partir desse questionamento, propõe-se uma reflexão sobre a atuação do profissional de design gráfico, com ou sem formação em design, na comunicação das universidades públicas, adotando o recorte das universidades federais públicas brasileiras. Para tanto, o estudo foi organizado em cinco principais etapas: o levantamento teórico, a pesquisa documental, a pesquisa de campo, a análise e discussão dos resultados e a elaboração do panorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades públicas brasileiras. No levantamento teórico buscou-se definir parâmetros para elaboração de questionários e posterior análise de seus resultados. Para isso, foram abordados temas como a comunicação nas universidades públicas e a atuação do Design gráfico nesse processo. Na pesquisa documental foi realizado o levantamento dos órgãos de comunicação nos sites das instituições, seus responsáveis e contatos. A pesquisa de campo foi organizada em duas fases, utilizando questionários. Primeiramente, foram elaboradas questões para os responsáveis pela gestão da comunicação nas universidades federais públicas do Brasil, para verificar a atuação da comunicação nas instituições e, quem são os profissionais que desempenham atividades de competência de design gráfico nesse processo. O segundo questionário foi realizado com os profissionais que atuam com o design gráfico nessas instituições. Nele, investigou-se os tipos de formação, quais são as atividades desempenhadas para comunicação, a familiaridade dos profissionais com teorias do design gráfico, e, em qual nível da “Escada do Design” eles atuam. Finalmente, na última etapa, foi realizada uma análise de conteúdo das informações obtidas. A análise, em conjunto com a descrição dos resultados, permitiu elaborar um panorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades públicas brasileiras. Esses resultados, suposta ou explicitamente, possibilitaram verificar que a contribuição do profissional está voltada principalmente a projetos pontuais e “estéticos”, “função estética” em detrimento das “funções práticas” e “simbólicas”, com poucos deles atuando em conjunto no planejamento das estratégias de comunicação das respectivas instituições.-
Descrição: dc.descriptionGraphic Design is one of the Design sub-areas responsible for planning, designing, and developing visual communication solutions suitable for message transmission. In general, it is understood that this knowledge and performance is also necessary for efficient communication in Brazilian public universities. The graphic Design professional is often part of the communication team in these institutions. However, these professionals' performance in these universities' communication affairs is very diversified, considering the nomenclature diversity of positions and attributions in public institutions. At the same time, the profession remains without a regulation office. The question arises from the above: how do graphic design professionals work in communication at public universities in Brazil? Based on this questioning, a reflection is proposed on the role of the graphic design professional, with or without training in Design, in the communication of public universities, adopting the approach of Brazilian public federal universities. Therefore, the study was organized into five main stages: theoretical survey, documental research, field research, analysis and discussion of results, and the elaboration of the panorama performance in graphic Design in the communication of Brazilian public universities. The theoretical survey defined parameters for the questionnaires' preparation and subsequent analysis of their results by addressing topics such as communication in public universities and the graphic's design role in this process. We surveyed the documentary research in the communications department using institutions' websites, contacting managers and their contacts. The field research was organized in two phases, using questionnaires initially forwarded to the responsible in charge of managing institutional communication in public federal universities in Brazil. That allowed to check the performance of communication in the institutions and the professionals who perform graphic design activities. The second questionnaire was carried out with the professionals who work with graphic Design in these institutions. It investigated their training type, which communication activities they perform, their familiarity with graphic design theories, and the Design Ladder level they perform work. Finally, we carried out a content analysis of the information obtained. These results, supposedly or explicitly, made it possible to verify that the professional's contribution is mainly focused on punctual and aesthetic projects, "aesthetic 9 function" to the detriment of "practical" and "symbolic functions", with few of them acting together in planning the communication strategies of the respective institutions-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Direitos: dc.rightsLOCKSS system has permission to collect, preserve, and serve this Archival Unit-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectDesign gráfico-
Palavras-chave: dc.subjectDesigner gráfico-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectUiversidades públicas brasileiras-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic design;-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic designer-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and research-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian public universities-
Título: dc.titlePanorama da atuação em design gráfico na comunicação das universidades públicas brasileiras-
Título: dc.titleOverview of the graphic design performance in the communication of Brazilian public universities-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.