Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galvão, Daisy Alves Fragoso | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Gimenez, Vitor Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-08-04T21:52:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-08-04T21:52:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/216918 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/216918 | - |
Descrição: dc.description | O principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Introdução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência simbólica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemonia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemony | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxism | - |
Palavras-chave: dc.subject | School violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic violence | - |
Título: dc.title | Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências | - |
Título: dc.title | Pedagogical paths of music students: an analysis about violences and resistences | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: