Trajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGalvão, Daisy Alves Fragoso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Autor(es): dc.creatorGimenez, Vitor Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-08-04T21:52:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-08-04T21:52:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/216918-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/216918-
Descrição: dc.descriptionO principal objetivo deste trabalho é averiguar a presença de violências na trajetória de quatro estudantes de música, analisando esse fenômeno por meio do materialismo histórico e dialético. Também há a discussão sobre ideologia, hegemonia e processos de dominação simbólica, contrastando as contribuições de Gramsci com o pensamento de Bourdieu. Faz-se uma discussão sobre o próprio pensamento marxista, assim como da metodologia escolhida para realização das entrevistas. São utilizadas também referências sobre violência escolar, e, ademais, investigam-se possibilidades de educação musical contra-hegemônica, contando com a Pedagogia Histórico-Crítica e com outras abordagens, incluindo o pensamento de Paulo Freire.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)-
Direitos: dc.rightsAcesso aberto-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Introdução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na escola-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação musical-
Palavras-chave: dc.subjectMarxismo-
Palavras-chave: dc.subjectViolência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectViolência simbólica-
Palavras-chave: dc.subjectHegemonia-
Palavras-chave: dc.subjectHegemony-
Palavras-chave: dc.subjectMusic education-
Palavras-chave: dc.subjectMarxism-
Palavras-chave: dc.subjectSchool violence-
Palavras-chave: dc.subjectSymbolic violence-
Título: dc.titleTrajetórias pedagógicas de estudantes de música: uma análise sobre violências e resistências-
Título: dc.titlePedagogical paths of music students: an analysis about violences and resistences-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.