
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
| Autor(es): dc.creator | Menin, Maria Suzana De Stefano [UNESP] | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T01:10:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T01:10:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2000 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000100008 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/211402 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/211402 | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this paper was to present some current approaches of research on justice concepts, especially in France where concepts and methodologies related to social representations are used. Participants of the study were 20 adolescents charged with different transgressions who were called to testify at the District Attorney Office. The adolescents were asked to do free association with justice, law, and inequity, and questioned regarding considerations about law, definitions and examples of injustice, and accusations about things they thought were unfair. The data allowed the derivation of categories and led to suggestions for further research which should include variables such as social class, level of education, and the role of the media, and how they affect the representation of justice. | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas tendências atuais de pesquisa sobre concepções de justiça principalmente na França e que utilizam conceitos e metodologias relacionados à teoria sobre Representações Sociais. Também serão apresentados os principais resultados de uma pesquisa-piloto que realizamos com 20 adolescentes que foram notificados a comparecer na promotoria pública por terem cometido diferentes infrações. Esses jovens foram questionados de diversas formas: de associações livres a questões sobre atos criminosos mais freqüentemente cometidos em nossa sociedade. As primeiras análises dos resultados obtidos apontam sugestões para próximos trabalhos na área, principalmente no sentido de serem investigadas variáveis como classe social, escolaridade e mídia e suas influências nas representações de justiça. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
| Formato: dc.format | 59-71 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul | - |
| Relação: dc.relation | Psicologia: Reflexão e Crítica | - |
| Direitos: dc.rights | Acesso aberto | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Justice | - |
| Palavras-chave: dc.subject | adolescents | - |
| Palavras-chave: dc.subject | social representation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | moral development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Justiça | - |
| Palavras-chave: dc.subject | adolescentes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | representação social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | desenvolvimento moral | - |
| Título: dc.title | Representações sociais de justiça em adolescentes infratores: discutindo novas possibilidades de pesquisa | - |
| Título: dc.title | Social representations of justice for delinquent adolescents: new possibilities of research | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: