Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Vales Jequitinhonha & Muruci | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Madeira, Leonardo P. | - |
Autor(es): dc.creator | Borghi, Filipy | - |
Autor(es): dc.creator | Wilson, Vinicius D. | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Aglecio L. | - |
Autor(es): dc.creator | Pires-da-Rocha, Maria Cecilia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Heloisa A. | - |
Autor(es): dc.creator | Grassi-Kassisse, Dora M. | - |
Autor(es): dc.creator | Schwartz, Gisele M. [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T01:07:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T01:07:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1002/tsm2.104 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/210781 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/210781 | - |
Descrição: dc.description | Rock climbing is a recreational activity that has been steadily growing in popularity over the years. The literature suggests that performers considered lead climbing was more stressful than other styles, but only few authors evaluated physical and mental stress was inherently associated with rock climbing. The aim of this study was to investigate the perceived stress and salivary cortisol release in rock climbers during two specific lead conditions: on-sight lead climb (OC) and flash lead climb (FC) in outdoors routes. Five intermediate male climbers (27.40 +/- 1.30 years) volunteered to attend anthropometric and body composition testing sessions. Psychological stress was measured by perceived stress questionnaire (PSQ), and salivary cortisol was collected at five times in rest (RD) and climbing days, before and after the protocols. PSQ score was 0.21 +/- 0.04 and they exhibited rhythmicity in daily cortisol production, which is most evidenced on RD with all values statistically different from upon awakening. No differences were observed when the days were compared by time point, total daily amount produced (AUC), or before and after the protocol. In conclusion, findings suggest that intermediate climbers appear to produce similar psychological or physiological responses during both climb style, but only on-sight exhibited an alteration in daily cortisol production. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Vales Jequitinhonha & Muruci, Dept Educ Fis, Diamantina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Campinas, Dept Struct & Funct Biol, LABEEST Lab Stress Study, Inst Biol,UNICAMP, Campinas, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Vales Jequitinhonha & Muruci, Pro Reitoria Assuntos Comunitarios & Estudantis, Diamantina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Campinas, Fac Ciencias Med, Unidade Metab, UNICAMP, Campinas, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Lab Estudos Lazer, UNESP, Rio Claro, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Lab Estudos Lazer, UNESP, Rio Claro, Brazil | - |
Formato: dc.format | 370-375 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Wiley-Blackwell | - |
Relação: dc.relation | Translational Sports Medicine | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | on-sight | - |
Palavras-chave: dc.subject | rock climbing | - |
Palavras-chave: dc.subject | salivary cortisol | - |
Palavras-chave: dc.subject | stress | - |
Título: dc.title | Perceived stress and salivary cortisol on rock climbing | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: