Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Hellen Jaqueline | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Newton [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T01:04:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T01:04:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14427 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/210637 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/210637 | - |
Descrição: dc.description | The importance of education is related to human needs and social rights. Thus, educational proposals have emerged for decades with different intervention perspectives that seek to meet equally different goals and worldviews. Given this scenario, based on historical dialectical materialism, we will present an analysis of the contribution of school education to the formation of class consciousness and human emancipation. In this sense, we aim to debate the specificity of school education and its relations with the political struggle in capitalist society and present historical-critical pedagogy as a revolutionary alternative. In addition to understanding the contributions of the multiple spaces where teaching and learning take place, we list school education as a privileged locus for access and appropriation of essential content and inherent to human rights. The research is based on the possibility of a counter-hegemonic education that contributes to overcoming the social relations of domination. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Mato Grosso do Sul UFMS, Curso Pedag, Corumba, MS, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Programa Posgrad Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Programa Posgrad Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 2204-2222 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista-unesp, Fac Ciencias Letras Assis | - |
Relação: dc.relation | Revista Ibero-americana De Estudos Em Educacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | School education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | School contents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Class consciousness | - |
Título: dc.title | HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY IN DEFENSE OF REVOLUTIONARY EDUCATION | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: