Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Romualdo Jose dos [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T01:03:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T01:03:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.19053/22160159.v12.n28.2021.11169 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/210612 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/210612 | - |
Descrição: dc.description | In this article, we systematize part of the results of the first author's thesis, which aimed to build possible meanings and senses on the relationship between the educational process and socioenvironmental conflicts, based on the analysis of theses and dissertations in environmental education [EE] carried out in Brazil. It is a documentary research integrated in a wider project about the state of the art of EE research in Brazil-EArte Project. The analyzed works were selected from the Thesis and Dissertations Bank available at the website of this project- www.earte.net. The analyses were guided by the theoretical-methodological referents associated with the historical-cultural perspective and with the Bakhtinian perspective. The data presented in this article refer to the analysis of theses and dissertations that explored educational processes involving socio-environmental conflicts, associated with the idea of participation and participation and citizenship. The analyses allowed us to consider that the promotion of participation and the exercise of citizenship have been understood as challenging tasks for environmental teachers. In this context, socio-environmental conflicts are currently considered as guiding principles of the proposals and practices of EE from a critical perspective, based on the dialogue between different types of knowledge, potentially capable of promoting the overcoming of the semi-training of the subjects. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 16 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Pedagogica & Tecnologica Colombia | - |
Relação: dc.relation | Praxis & Saber | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | socio-environmental conflicts | - |
Palavras-chave: dc.subject | participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | theses and dissertations | - |
Título: dc.title | Educational process and socio-environmental conflicts: construction of possible meanings and senses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: