Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia (UFU) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.contributor | Inst Fed Educ Ciencia & Tecnol Sul Minas Gerais | - |
Autor(es): dc.contributor | Wageningen Univ | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro-Oliveira, Joao Paulo [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Lilian E. D. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Lilian V. A. | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Edvaldo A. A. [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Hilhorst, Henk W. M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:58:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:58:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1111/ppl.13379 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/210127 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/210127 | - |
Descrição: dc.description | How much interactivity is in a seed-seedling transition system? We hypothesize that seed-seed, seed-seedling, and seedling-seedling interactions can drive the early plant development in artificial growth systems directly due to mutual stimulation phenomena. To test the hypothesis, we performed seed germination measurements, gene expression in germination sensu stricto, water dynamics in germinating seeds, and information theory. For a biological model, we used Solanum lycocarpum A. St.-Hil. seeds. This is a neotropical species with high intraspecific variability in the seed sample. Our findings demonstrate that the dynamic and transient seed-seedling transition system is influenced by the number of individuals (seed or seedling) in the artificial system. In addition, we also discuss that: (1) the information entropy enables the quantification of system disturbance relative to individuals at the same physiological stage (seed-seed or seedling-seedling), which may be determinant for embryo growth during germination and (2) the intraspecific communication in seed-seedling transition systems formed by germinating seeds has the potential to alter the expression pattern of key genes for embryo development. Therefore, the phenomenon of mutual stimulation during the germination process can be an important aspect of seed-seedling transition, especially in laboratory conditions. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Uberlandia, Inst Ciencias Agr, Ave Joao Naves Avila 2121, BR-38400902 Uberlandia, MG, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias Agron, Dept Prod & Melhoramento Vegetal, Botucatu, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Inst Fed Educ Ciencia & Tecnol Sul Minas Gerais, Inconfidentes, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Wageningen Univ, Lab Plant Physiol, Wageningen, Netherlands | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias Agron, Dept Prod & Melhoramento Vegetal, Botucatu, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/50211-9 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/12405-9 | - |
Formato: dc.format | 10 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Wiley-Blackwell | - |
Relação: dc.relation | Physiologia Plantarum | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Título: dc.title | Clues on an intraspecific communication system in seed-seedling transition | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: