Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | - |
Autor(es): dc.creator | Nordi Sasso Garcia, Patricia Petromilli [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Wajngarten, Danielle [UNESP] | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte Bonini Campos, Juliana Alvares [UNESP] | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-22T00:58:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-22T00:58:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4103/jehp.jehp_66_17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/210009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/210009 | - |
Descrição: dc.description | Context: The ergonomic posture protocol is extremely important for the maintenance of occupational health in dentistry. The lack of compliance with this protocol results in a high risk of developing musculoskeletal disorders. Aims: This study developed a direct observation method for the evaluation of dental student compliance with ergonomic posture protocol. Subjects and Methods: The method is named compliance assessment of dental ergonomic posture requirements (CADEP). During the development of the method, 14 items were elaborated considering the theory of dental ergonomics. Each item should be classified as appropriate, partially appropriate, or inappropriate. After evaluation, all item values should be added, and the final score expressed as the percent of compliance with correct postures, with a score range of 0%-100%. Statistical Analysis Used: The reliability of CADEP was assessed through intra- and interobserver reproducibility. For the CADEP application, 73 senior year students from the undergraduate course in dentistry were evaluated. The intra- and interexaminer concordance was estimated using the intraclass correlation coefficient (rho). A descriptive statistical analysis was performed. Results: The reproducibility of evaluator 1 (rho =0.90; confidence interval [CI] 95%: 0.83-0.94), evaluator 2 (rho = 0.83; CI 95%: 0.70-0.90), the interexaminer in the first evaluation (rho = 0.81; CI 95%:0.67-0.89), and in the second one (rho = 0.76; CI 95%: 0.59-0.87) was classified as good. In the analysis of the compliance, it was verified that moderate compliance was the most prevalent among the evaluated students (65.6%, CI 95%: 60.3%-70.7%). Conclusions: CADEP was valid and reliable for the assessment of dentistry students' compliance regarding ergonomic posture requirements. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Araraquara Sch Dent, Dept Social Dent, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Araraquara Sch Dent, Dept Social Dent, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2011/20715-9 | - |
Formato: dc.format | 8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Wolters Kluwer Medknow Publications | - |
Relação: dc.relation | Journal Of Education And Health Promotion | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compliance | - |
Palavras-chave: dc.subject | dental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | dental ergonomics | - |
Palavras-chave: dc.subject | dental student | - |
Palavras-chave: dc.subject | occupational health | - |
Título: dc.title | Development of a method to assess compliance with ergonomic posture in dental students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: